Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Colégio Objetivo
Esse texto foi produzido por uma estudante de 6º ano do Ensino Fundamental e serviu como corpus de análise do artigo científico “Gêneros textuais como recurso para ensino e aprendizado de Língua Portuguesa”, de autoria da pesquisadora Marcinete Rocha da Silva. Considerando isso, pode-se notar que a aluna produziu um texto de grande qualidade, porque conseguiu aprimorar:


a. A qualidade da argumentação.
b. O uso dos mecanismos linguísticos ligados à coesão e à coerência textual.
c. A manutenção do paralelismo sintático.
d. Somente a escolha lexical voltada à narrativa.
e. O paralelismo semântico.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando o contexto apresentado, a resposta correta seria a alternativa B) O uso dos mecanismos linguísticos ligados à coesão e à coerência textual. Isso porque o texto da estudante foi utilizado como corpus de análise de um artigo científico sobre gêneros textuais e seu ensino e aprendizado da língua portuguesa, o que indica que a qualidade do texto está relacionada ao uso adequado dos mecanismos de coesão e coerência textual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Utilizando seus conhecimentos sobre distúrbios de linguagem oral, leia a
pergunta: “Crianças que trocam os sons da língua e apresentam dificuldade
em adquiri-los, configuram-se como propensas a apresentar distúrbios de
qual ordem?”. Assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta.


a. Fonológica.
b. Sintática.
c. Morfológica.
d. Lexical.
e. Semântica.

Para Piaget, todo o desenvolvimento cognitivo da criança passa pelos
seguintes estágios, não necessariamente nessa ordem:
I. Pré-operatório.
II. Sensório-motor.
III. Operações formais.
IV. Operações concretas.
Assinale a alternativa que indica a ordem cronológica em que ocorrem esses
estágios no processo de aquisição da linguagem.


a. III – I – IV – II.
b. I – II – III – IV.
c. IV – III – II – I.
d. III – IV – II – I.
e. IV – III – II – I

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino direcionada às pessoas que não conseguiram finalizar os estudos no tempo regular. Assim, pessoas mais velhas retornam à sala de aula (ou até entram pela primeira vez), com o intuito de estudar aquilo que não puderam, dentre os que estudarão, existem aqueles voltados à Língua Portuguesa, área na qual a produção e a interpretação textual se situam. Todavia, muitos professores, por terem experiência na Educação Infantil, acabam, ora por falta de instrução, ora inconscientemente, tratando os alunos do EJA de maneira infantil. Isso se reflete, por exemplo, nas propostas de atividades as quais almejam desenvolver uma habilidade, competência específica prevista no currículo desse segmento escolar. Considerando isso, assinale a opção que mais condiz com uma atividade envolvendo produção textual no contexto do EJA distinta de uma postura infantilizadora desse aluno.


a. Reescrever a história de alguma personagem de conto de fadas.
b. Desenvolver uma fábula contendo uma moral em seu final.
c. Desenvolver uma receita de bolo.
d. Ler uma notícia e, a partir dela, escrever uma crônica.
e. Aprender a escrever um currículo a partir das informações pessoais.

A gagueira é um distúrbio ligado à fala presente no dia a dia escolar. Na visão do Instituto Brasileiro de Fluência, estima-se que 5% da população do Brasil tenha esse transtorno. Assim, a gagueira pode comprometer não só a socialização do aluno, mas também impactar diretamente o seu processo de ensino/aprendizagem. Nesse contexto, o professor responsável pelo ensino da Língua Portuguesa possui um papel decisivo nisso.

Logo, veja as afirmacoes abaixo relacionadas às medidas que podem ser aplicadas nas aulas de Língua Portuguesa destinadas ao desenvolvimento da fala e da escuta, quando existir a presença do aluno com gagueira. Assinale V, de verdadeira, para as afirmativas que representam medidas aplicáveis, e F, de falsa, para as que não representam.

( ) Deixar o aluno com gagueira falar sozinho para a turma e somente isso, a fim de que ele se esforce a melhorar a sua dicção.

( ) Aliar o trabalho do fonoaudiólogo, do neurologista e com o professor de sala de aula regente na qual o aluno com gagueira estuda.

( ) Criar, junto com a turma, um ambiente tranquilo e com muita empatia, a fim de que possíveis desrespeitos não ocorram por parte dos outros colegas.

( ) Durante as atividades envolvendo leitura em voz alta, não se deve apressar a leitura do aluno com gagueira, mas, sim, deve-se respeitar o seu tempo de fala.

Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.


a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. F, V, V, F.
d. V, F, F, V.
e. V, F, V, F.

A primeira afirmativa é falsa, pois não se pode deixar o aluno com gagueira falar sozinho em sala de aula sem nenhum amparo, ou apoio do professor, bem como sem um trabalho educativo para com a turma direcionado ao respeito mútuo. A segunda afirmativa é verdadeira, porque o aluno com gagueira deve ter uma assistência integrada entre o neurologista, o fonoaudiólogo e o professor regente. A terceira afirmativa é verdadeira, uma vez que, quando existe um ambiente sem hostilidades e zombamentos, as atividades destinadas ao desenvolvimento da fala e da escuta com a presença do aluno com gagueira ocorrem de modo mais viável e progressivo. A quarta afirmativa é verdadeira, visto que apressar a leitura do aluno com gagueira só atrapalha o desenvolvimento da habilidade de fala. Portanto, deve-se respeitar o seu período de desenvolvimento.


d. F, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina