No 1º ciclo do Ensino Fundamental, contudo, pode-se valer para os outros segmentos escolares no geral, que o ato de escrever é fundamental. Quando se aborda a questão do ensino da escrita, um dos grandes entraves disso é que a produção de textos escritos é feita de maneira descontextualizada, ou seja, o aluno escreve algo para que o professor leia e pronto. Em relação a isso, Geraldi (2007) condena tal prática, afirmando que toda a produção de textos possui uma condição ideal para ser feita. Assim, em função dos conceitos elaborados por Geraldi (2007) ligados à condição de produção de texto ideal, relacione os exemplos apresentados na coluna da esquerda com as características apresentadas na coluna da direita.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a. I – III – IV – II. b. I - II – III – IV. c. III – IV – I – II. d. III – I – IV – II. e. I – II – IV – III.
Utilizando seus conhecimentos sobre distúrbios de linguagem oral, leia a pergunta: “Crianças que trocam os sons da língua e apresentam dificuldade em adquiri-los, configuram-se como propensas a apresentar distúrbios de qual ordem?”. Assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta.
a. Fonológica. b. Sintática. c. Morfológica. d. Lexical. e. Semântica.
Para Piaget, todo o desenvolvimento cognitivo da criança passa pelos seguintes estágios, não necessariamente nessa ordem: I. Pré-operatório. II. Sensório-motor. III. Operações formais. IV. Operações concretas. Assinale a alternativa que indica a ordem cronológica em que ocorrem esses estágios no processo de aquisição da linguagem.
a. III – I – IV – II. b. I – II – III – IV. c. IV – III – II – I. d. III – IV – II – I. e. IV – III – II – I
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino direcionada às pessoas que não conseguiram finalizar os estudos no tempo regular. Assim, pessoas mais velhas retornam à sala de aula (ou até entram pela primeira vez), com o intuito de estudar aquilo que não puderam, dentre os que estudarão, existem aqueles voltados à Língua Portuguesa, área na qual a produção e a interpretação textual se situam. Todavia, muitos professores, por terem experiência na Educação Infantil, acabam, ora por falta de instrução, ora inconscientemente, tratando os alunos do EJA de maneira infantil. Isso se reflete, por exemplo, nas propostas de atividades as quais almejam desenvolver uma habilidade, competência específica prevista no currículo desse segmento escolar. Considerando isso, assinale a opção que mais condiz com uma atividade envolvendo produção textual no contexto do EJA distinta de uma postura infantilizadora desse aluno.
a. Reescrever a história de alguma personagem de conto de fadas. b. Desenvolver uma fábula contendo uma moral em seu final. c. Desenvolver uma receita de bolo. d. Ler uma notícia e, a partir dela, escrever uma crônica. e. Aprender a escrever um currículo a partir das informações pessoais.
A primeira afirmativa é falsa, pois não se pode deixar o aluno com gagueira falar sozinho em sala de aula sem nenhum amparo, ou apoio do professor, bem como sem um trabalho educativo para com a turma direcionado ao respeito mútuo. A segunda afirmativa é verdadeira, porque o aluno com gagueira deve ter uma assistência integrada entre o neurologista, o fonoaudiólogo e o professor regente. A terceira afirmativa é verdadeira, uma vez que, quando existe um ambiente sem hostilidades e zombamentos, as atividades destinadas ao desenvolvimento da fala e da escuta com a presença do aluno com gagueira ocorrem de modo mais viável e progressivo. A quarta afirmativa é verdadeira, visto que apressar a leitura do aluno com gagueira só atrapalha o desenvolvimento da habilidade de fala. Portanto, deve-se respeitar o seu período de desenvolvimento.