Buscar

Os partidos políticos atuam nas arenas eleitoral e decisória. Sobre seu papel e evolução, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas: ...

Os partidos políticos atuam nas arenas eleitoral e decisória. Sobre seu papel e evolução, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:

Na República Velha, houve uma regionalização dos partidos – sendo o Partido Regional Paulista e o Partido Regional Mineiro os mais conhecidos – e permanecia a política do “voto de cabresto”, amparado num poder de Estado exercido pelos coronéis, uma vez que o Estado se fazia ausente.
A democracia de massas no Brasil data do século XIX, quando as agremiações partidárias se diferenciavam substancialmente.
Na arena decisória, são responsáveis por agregar interesses, congregar candidatos, torná-los conhecidos dos cidadãos, desenvolver plataformas que serão avaliadas pelos eleitores durante períodos eleitorais e buscar votos.
No Brasil, o Estado não foi relevante para a origem dos partidos políticos, especialmente no período democrático pós-46, tendo em vista que surgiram de maneira independente, na sociedade.
Verdadeira.
Verdadeira.
Verdadeira.
Verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final ILB-POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
15 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as assertivas apresentadas: 1. Na República Velha, houve uma regionalização dos partidos – sendo o Partido Regional Paulista e o Partido Regional Mineiro os mais conhecidos – e permanecia a política do “voto de cabresto”, amparado num poder de Estado exercido pelos coronéis, uma vez que o Estado se fazia ausente. Verdadeira. 2. A democracia de massas no Brasil data do século XIX, quando as agremiações partidárias se diferenciavam substancialmente. Verdadeira. 3. Na arena decisória, os partidos políticos são responsáveis por agregar interesses, congregar candidatos, torná-los conhecidos dos cidadãos, desenvolver plataformas que serão avaliadas pelos eleitores durante períodos eleitorais e buscar votos. Verdadeira. 4. No Brasil, o Estado não foi relevante para a origem dos partidos políticos, especialmente no período democrático pós-46, tendo em vista que surgiram de maneira independente, na sociedade. Verdadeira. Portanto, todas as assertivas apresentadas são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais