Buscar

O Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado irrestritamente à relação entre usuários e prestadores de serviços públicos? Resposta: Neste c...

O Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado irrestritamente à relação entre usuários e prestadores de serviços públicos?


Resposta: Neste caso, estamos diante de um conflito aparente entre o CDC e a Lei n. 8.987/95. Contudo, tal conflito já se encontra pacificado na doutrina e jurisprudência, pela aplicação do critério da especialidade, haja vista que a Lei 8987/95 busca disciplinar relação especial de consumo (usuário de serviço público). Sendo assim, o CDC não se aplica irrestritamente aos serviços públicos, mas apenas de forma subsidiária, por sua imprecisão na definição de serviços essenciais resta por sucumbir a lei de serviços públicos, por sua especialidade conforme o STJ.

Essa pergunta também está no material:

TODOS CASOS COCRETOS DE ADM 2
8 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado de forma subsidiária à relação entre usuários e prestadores de serviços públicos. No entanto, é importante destacar que existe um critério de especialidade que prevalece nesses casos. A Lei nº 8.987/95, que regula os serviços públicos, é considerada mais específica para disciplinar essa relação especial de consumo. Portanto, o CDC não se aplica irrestritamente aos serviços públicos, mas apenas de forma complementar, quando a legislação específica não abordar determinada questão. Essa interpretação é pacificada na doutrina e jurisprudência, sendo respaldada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais