Buscar

Nas condições apresentadas, a Execução Fiscal deve ser extinta sem resolução de mérito? a) Não. A execução fiscal não deve ser extinta sem resolu...

Nas condições apresentadas, a Execução Fiscal deve ser extinta sem resolução de mérito?


a) Não. A execução fiscal não deve ser extinta sem resolução do mérito porque apelação em mandado de segurança não é recebida em duplo efeito, sendo assim, o crédito passa a ser exigível, podendo, portanto, ser executado. De acordo com a súmula 405, STJ a apelação não tem efeito suspensivo.
b) Quais os efeitos da sentença denegatória da segurança? 1º – Poderá ocorrer a exigibilidade do crédito; 2º – O acréscimo dos juros e mora uma vez que a denegação da segurança tem efeitos ex-tunc.
c) No caso em tela é cabível a incidência de juros e correção monetária? Resposta: Sim. Porque os efeitos da denegatória são ex-tunc, sendo o crédito exigível desde a data do lançamento do crédito. A forma de impedir os juros seria o depósito do montante integral.

Essa pergunta também está no material:

TODOS CASOS CONCRETOS DE TRIBUTARIO (2)
11 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) Não. A execução fiscal não deve ser extinta sem resolução do mérito porque apelação em mandado de segurança não é recebida em duplo efeito, sendo assim, o crédito passa a ser exigível, podendo, portanto, ser executado. De acordo com a súmula 405, STJ a apelação não tem efeito suspensivo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais