Buscar

3 (Exército/VUNESP/2020) Considerando que a linguagem do texto nem sempre segue o padrão normativo, pode-se concluir corretamente que uma das inten...

3 (Exército/VUNESP/2020) Considerando que a linguagem do texto nem sempre segue o padrão normativo, pode-se concluir corretamente que uma das intenções do uso desse recurso é


a) expor as atitudes contraditórias da narradora, como comprova o trecho: “Fiquei olhando pra todo lado, o celular quase sem sinal.”.
b) enfatizar as limitações expressivas da linguagem coloquial, como comprova o trecho: “Imagina se levam minha moto zerada…”.
c) evidenciar a inépcia da narradora, como comprova o trecho: “Feliz demais, me sentindo que nem uma passarinha em cima da moto.”.
d) imprimir um tom lírico à narrativa, como comprova o trecho: “Comprei uma Honda que tava na promoção e saí da loja dirigindo.”.
e) retratar a maneira de ser da narradora, como comprova o trecho: “… ela me olhando impaciente, mas eu tava juntando a cara pra falar que era dez reais.”

Essa pergunta também está no material:

Simulado Português VUNESP
50 pág.

Português Universidade Federal de AlfenasUniversidade Federal de Alfenas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) enfatizar as limitações expressivas da linguagem coloquial, como comprova o trecho: "Imagina se levam minha moto zerada…". Nesse trecho, a linguagem coloquial é utilizada para transmitir uma fala informal e descontraída, evidenciando as limitações da linguagem em seguir o padrão normativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais