Buscar

Questão 6: Sobre o eixo hipotálamo-hipófise, é INCORRETO afirmar: A) Para que a regulação da liberação hormonal ocorra, os hormônios hipotalâmico...

Questão 6: Sobre o eixo hipotálamo-hipófise, é INCORRETO afirmar:


A) Para que a regulação da liberação hormonal ocorra, os hormônios hipotalâmicos são emitidos pelo sistema porta-hipofisário, que possui uma rede capilar por onde o sangue parte para uma veia porta e, depois, para outra rede capilar, que o conduz para capilares da adeno-hipofise, não havendo passagem pelo coração.
B) O sistema porta-hipofisário apresenta grande importância para as regulações da adeno-hipofise, pois os hormônios produzidos no hipotálamo podem ter ação direta, controlando as funções das células.
C) Na neuro-hipófise não existem células secretoras, suas secreções são oriundas de neurônios secretores provenientes do hipotálamo, e elas transportam as neurossecreções pelos axônios até sua extremidade.
D) O hipotálamo localiza-se distante da hipófise e a liberação hormonal ocorre através da circulação sanguínea.
E) O hipotálamo e a hipófise são estruturas do sistema nervoso central que atuam em conjunto para regular diversas funções do organismo.

Essa pergunta também está no material:

FISIOLOGIA DO SISTEMA REGULADOR AVALIAÇÃO 2 - UNIP 2023
5 pág.

Fisiologia I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra D) O hipotálamo localiza-se distante da hipófise e a liberação hormonal ocorre através da circulação sanguínea. Na verdade, o hipotálamo está localizado próximo à hipófise e a regulação hormonal ocorre por meio do sistema porta-hipofisário, como mencionado nas outras alternativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais