Buscar

A respeito dos fundamentos legais do orçamento público no Brasil, julgue as seguintes assertivas: Uma das inovações da Constituição Federal de 198...

A respeito dos fundamentos legais do orçamento público no Brasil, julgue as seguintes assertivas:

Uma das inovações da Constituição Federal de 1988 foi a devolução ao Poder Legislativo da prerrogativa de propor emendas ao orçamento.
A Constituição de 1998 previu a criação de um Lei Complementar para dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização das leis orçamentárias, dando origem à Lei de Finanças atualmente vigente.
A Lei 4.320/64 criou a “regra de ouro”, que veda a realização de operações de crédito que excedam o total das despesas de capital, inclusive as decorrentes de créditos suplementares e especiais.
O Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, previsto na Lei 10.180/01, é formado pelo órgão central, órgãos setoriais e órgãos específicos.
Apesar de as Unidades Orçamentárias não integrarem o Sistema de Planejamento e Orçamento, elas desempenham papel de coordenação do processo de elaboração orçamentária, estando sujeitas à orientação normativa e supervisão do órgão central e do seu respectivo órgão setorial.

Essa pergunta também está no material:

Orçamento Público - Conceitos e Fundamentos
9 pág.

Gestão Pública Universidade Católica do SalvadorUniversidade Católica do Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as assertivas apresentadas: 1) Uma das inovações da Constituição Federal de 1988 foi a devolução ao Poder Legislativo da prerrogativa de propor emendas ao orçamento. Verdadeiro. A Constituição de 1988 estabeleceu a competência do Poder Legislativo para propor emendas ao orçamento. 2) A Constituição de 1998 previu a criação de uma Lei Complementar para dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização das leis orçamentárias, dando origem à Lei de Finanças atualmente vigente. Falso. A Constituição de 1988 previu a criação de uma Lei Complementar para dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização das leis orçamentárias, dando origem à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). 3) A Lei 4.320/64 criou a “regra de ouro”, que veda a realização de operações de crédito que excedam o total das despesas de capital, inclusive as decorrentes de créditos suplementares e especiais. Verdadeiro. A Lei 4.320/64 estabelece a "regra de ouro", que proíbe a realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital. 4) O Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, previsto na Lei 10.180/01, é formado pelo órgão central, órgãos setoriais e órgãos específicos. Verdadeiro. O Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, previsto na Lei 10.180/01, é composto pelo órgão central, órgãos setoriais e órgãos específicos. 5) Apesar de as Unidades Orçamentárias não integrarem o Sistema de Planejamento e Orçamento, elas desempenham papel de coordenação do processo de elaboração orçamentária, estando sujeitas à orientação normativa e supervisão do órgão central e do seu respectivo órgão setorial. Falso. As Unidades Orçamentárias fazem parte do Sistema de Planejamento e Orçamento e estão sujeitas à orientação normativa e supervisão do órgão central e do seu respectivo órgão setorial. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais