Logo Passei Direto
Buscar
Comparando a atividade cafeeira com a atividade açucareira, no Brasil na primeira metade do século XIX, pode-se afirmar que:


a) as duas atividades basearam-se na grande propriedade monocultora, na mão-de-obra escrava e na utilização de recursos técnicos rudimentares.
b) a primeira usou as colônias de parceria como forma de suprir a escassez de mão-de-obra, desde as primeiras áreas cultivadas no período colonial.
c) as duas atividades, pela sua localização, incrementaram o comércio, as cidades regionais, indústria nacional e a construção de ferrovias.
d) a primeira concentrou-se inicialmente no oeste paulista, apesar de a região não possuir relevo e solos adequados ao cultivo.
e) na segunda, por se tratar de uma cultura temporária, havia um custo menor de instalação desde o plantio até a sua transformação.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A) as duas atividades basearam-se na grande propriedade monocultora, na mão-de-obra escrava e na utilização de recursos técnicos rudimentares.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Vera Sônia

há 2 anos

As duas baseava-se na grande monocultora, na mão de obra escrava e na utilização de recursos técnicos rudimentares

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

João Oliveira

há 2 anos

a

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 01 (1,0 PONTO) No Brasil, uma das primeiras atividades desenvolvidas foi a mineração, por parte dos europeus que quando aqui chegaram já conheciam as técnicas deste ofício, e ao verem tanta terra inexplorada encontraram a oportunidade de lucrar bastante com a extração dos recursos naturais. O ciclo econômico da mineração no Brasil trouxe várias consequências e mudanças no contexto colonial. (SARRAUT, A. Grander e servitude coloniales, Parias, 1931p. 18) Sobre este ciclo, assinale a alternativa incorreta.


a) Ocorreram algumas revoltas de cunho nativista nesse período, entre elas, a Revolta de Filipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica em MG, 1720, que tinha caráter de protesto contra os impostos sobre o ouro e contra a implantação da Casa de Fundição.
b) Com a expansão urbana, vários profissionais surgiram na colônia como arquitetos, médicos, artesãos, funcionários públicos, sendo uma sociedade caracterizada pela mobilidade social.
c) Na região da mineração não havia opressão fiscal, nem excessivo controle exercido por Portugal sobre a colônia, portanto, não existiram conflitos coloniais.
d) Houve acelerado crescimento urbano e o desenvolvimento de um grande mercado consumidor interno na região das Minas.
e) O eixo econômico da colônia deslocou-se da região Nordeste para a região Sudeste.

Questão 02 (1,0 PONTO) O tráfico negreiro foi responsável pela introdução de milhões de africanos trazidos em condições precárias nos navios negreiros ao território brasileiro durante o período da escravidão. Tratava-se de um negócio complexo e lucrativo que envolvia o comércio local na costa africana com portos localizados ao longo da costa brasileira. CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996. Dentre os locais onde eram realizados o comércio de escravos na África destacam-se:


a) ( ) Mina, Sudão e Camarões.
b) ( ) Guiné, África do Sul, Líbia.
c) ( ) Angola, Congo e Benguela.
d) ( ) São Tomé, Tunísia e Marrocos.
e) ( ) Madagascar, Egito e Cabo Verde.

Questão 04 (1,0 PONTO) Durante o período da escravidão no Brasil, iniciado em 1532 e banido em 1888, os negros africanos sofreram diversos tipos de castigos corporais. A violência foi uma marca constante dos senhores de escravos, que queriam garantir seu poder e controle sobre os negros que trabalhavam nas grandes fazendas da época. O castigo era a sentença de todo escravo que cometesse uma infração. O responsável pela tortura era, quase


a) verdadeiramente, o próprio senhor de escravos.
b) sempre, um capataz designado pelo senhor de escravos.
c) frequentemente, um escravo de confiança do senhor de escravos.
d) raramente, um oficial de justiça designado pelo governo.
e) nunca, pois a escravidão no Brasil era baseada em princípios humanitários.

Dentre os ciclos econômicos ocorridos na Região Amazônica estão:


a) da borracha e ciclo do café.
b) do ouro e ciclo da cana-de-açúcar;
c) do café e ciclo das drogas do sertão;
d) da borracha e ciclo da cana-de-açúcar;
e) das drogas do sertão e ciclo da borracha;

Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.


a) O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.
b) O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro.
c) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertação dos cativos mais velhos.
d) Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil.
e) Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis antiescravidão no Brasil.

Em 1988, quando se comemorou o centenário da Lei Áurea, comentava-se em muitas cidades do Brasil, de forma irônica, que exist

Em relação as leis abolicionistas, aos caminhos que levaram a elas e as suas consequências, julgue os itens como certo e errado:


a) ( ) A Lei do Ventre Livre, decretava que todo filho de escravo que nascesse a partir de 28 de setembro de 1871 seria liberto. Dessa forma, o número de escravos no Brasil caiu, haja vista que as crianças deveriam ser entregues a um conselho tutelar e passariam para o cuidado do governo brasileiro em situação de liberdade.
b) ( ) A Lei Eusébio de Queirós teve como grande consequência o aumento do preço dos escravos, contudo, cafeicultores paulistas passaram a trazer para o Brasil imigrantes italianos, que passaram a trabalhar em um sistema de parceria.
c) ( ) A Lei Áurea (13 de maio de 1888) assinada pela princesa Isabel declarou extinta a escravidão no Brasil, onde os escravos passaram a ter uma vida mais tranquila, com emprego e moradia garantida pelo Estado brasileiro.
d) ( ) A Lei do Sexagenário declarava que todos os escravos com mais de 60 anos estariam livres, dando pelo menos no fim da vida do escravo um momento digno de liberdade e reconhecimento.
e) ( ) A Lei do Ventre Livre e a do Sexagenário, foram leis que favoreceram definitivamente aos senhores de escravos.

Mais conteúdos dessa disciplina