QUESTÃO 01 (1,0 PONTO) "Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta. No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais." (CHAUI, Marilena – Convite à filosofia.) A partir do trecho anterior, pode-se concluir que:
a) Moral é uma ciência, enquanto ética é a conduta humana. b) Tanto a moral quanto a ética são universais. c) Ética e moral são conceitos sinônimos. d) Ética é o estudo dos valores morais. e) Nenhuma das alternativas acima
QUESTÃO 02 (1,0 PONTO) O existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas; um dos seus mais conhecidos criadores e pensadores, o francês Jean Paul Sartre que: a) ser humano é um projeto, inacabado, que se completa nas suas relações de com os outros. b) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana. c) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência. d) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger. e) Todas as alternativas estão corretas.
a) ser humano é um projeto, inacabado, que se completa nas suas relações de com os outros. b) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana. c) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência. d) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger. e) Todas as alternativas estão corretas.
QUESTÃO 03 (1,0 PONTO) Em sua obra o Existencialismo é um humanismo, Sartre defende as principais teses do seu pensamento filosófico pautado no existencialismo. Segundo ele, pode-se afirmar que em termos de concepção antropológica o ser humano está condenado a ser livre, fazer escolhas, e, portanto, escolher seu próprio destino por uma razão básica, que se contrapõe à filosofia tradicional. Tal razão básica para o existencialismo implica em: a) a existência precede à essência e, por isso o ser humano não está pré-determinado a nada; b) Conceber que toda pessoa tem uma essência a realizar desde quando nasce; c) Compreender a vida humana em sua finitude enquanto ser para a morte. d) Aceitar que o projeto de vida é definido pelo contexto social; e) Que o ser humano não pode mudar seu destino;
a) a existência precede à essência e, por isso o ser humano não está pré-determinado a nada; b) Conceber que toda pessoa tem uma essência a realizar desde quando nasce; c) Compreender a vida humana em sua finitude enquanto ser para a morte. d) Aceitar que o projeto de vida é definido pelo contexto social; e) Que o ser humano não pode mudar seu destino;
QUESTÃO 05 (1,0 PONTO) "As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas". Isso significa que: a) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia. b) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas; c) Não agimos de forma "moral" se obedecermos às regras que a sociedade estabelece. d) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura; e) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
a) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia. b) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas; c) Não agimos de forma "moral" se obedecermos às regras que a sociedade estabelece. d) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura; e) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
QUESTÃO 06 (1,0 PONTO) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga. FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 o
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:
a) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas. b) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. c) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. d) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Segundo Aristóteles, “nos tornamos justos praticando atos justos” A afirmação que melhor expressa seu pensamento está indicada em:
a) adquirimos as virtudes ou excelências morais por meio da prática habitual das escolhas racionais e equilibradas. b) basta a compreensão do sumo bem para tornar possível a vida moral. c) somos naturalmente injustos e só realizamos a justiça pela instrução. d) é preciso agir contrariamente à natureza para nos tornarmos justos. e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Comparando os conceitos de ética e moral apresentados acima é correto afirmar que:
a) a moral se refere às regras de comportamento aceitas em todas as épocas. b) a ética se preocupa com a reflexão sobre os princípios e noções que alicerçam a vida moral. c) o sujeito moral é aquele que age bem ou mal, na medida em que ofende as regras morais. d) apesar de serem usados como sinônimos, os conceitos de moral e ética são iguais, pois a ética é filosofia moral. e) os conceitos de moral e ética dizem respeito à mesma ideia, pois não apresentam nenhuma diferença.
Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os.
a) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. b) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. c) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. d) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. e) Todas as alternativas acima estão erradas.