Buscar

O efeito fotoelétrico é um fenômeno explicado pela física quântica. Foi descoberto por Hertz, mas apenas Einstein foi quem conseguiu demonstrar sua...

O efeito fotoelétrico é um fenômeno explicado pela física quântica. Foi descoberto por Hertz, mas apenas Einstein foi quem conseguiu demonstrar sua utilização. Esse fenômeno consiste em emitir determinadas frequências luminosas sobre um material, que ejeta elétrons. Isso ocorre independente da intensidade luminosa.

De acordo com a prática do Laboratório Virtual “Efeito Fotoelétrico”, disserte sobre a relação entre as previsões da física clássica e as observações experimentais.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O efeito fotoelétrico é um fenômeno em que elétrons são ejetados de um material quando exposto a determinadas frequências luminosas. Foi descoberto por Hertz, mas foi Einstein quem conseguiu demonstrar sua explicação utilizando a física quântica. Esse fenômeno vai contra as previsões da física clássica, que esperaria que a intensidade luminosa fosse o fator determinante para a ejeção dos elétrons. No entanto, o efeito fotoelétrico mostra que a frequência da luz é o fator crucial. Quanto maior a frequência, maior a energia dos elétrons ejetados. Isso evidencia a natureza quântica da luz e a necessidade de uma nova abordagem teórica para explicar esse fenômeno.

0
Dislike0
User badge image

Sergio Vieira Mota

Resposta esperada

Para a Teoria Eletromagnética Clássica, a luz só pode ser tratada como uma onda eletromagnética e, baseando-se nos conceitos e fundamentos de tal teoria clássica, esperava-se que o Efeito Fotoelétrico exibisse algumas características, dentre as quais:



  • O efeito deveria ocorrer para qualquer cor da luz, ou melhor, para qualquer frequência das ondas eletromagnéticas, desde que a intensidade da luz fosse suficiente.

  • A energia cinética (energia de movimento) dos elétrons deveria aumentar à medida que aumentasse a intensidade da luz incidente sobre a placa metálica.

  • Deveria ser observado um intervalo de tempo entre o instante em que a luz atinge o metal e o momento em que os elétrons começam a ser arrancados do material.


Entretanto, o que se observou experimentalmente foi:



  • O efeito não ocorre para qualquer frequência de onda eletromagnética (para qualquer cor).

  • A energia de movimento (energia cinética) dos elétrons não depende da intensidade da luz que incide sobre o material (metal).

  • Não há um intervalo de tempo mensurável entre o instante em que a luz atinge o material e o momento em que os elétrons começam a ser arrancados, ou seja, a interação ocorre muito rapidamente.

  • Para cada tipo de material (metal) existe uma frequência mínima para que o fenômeno ocorra.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais