Buscar

Lesões na mucosa oral são comuns em decorrência da sífilis. Acerca das lesões bucais características da sífilis secundária, é correto afirmar que: ...

Lesões na mucosa oral são comuns em decorrência da sífilis. Acerca das lesões bucais características da sífilis secundária, é correto afirmar que:


a. As lesões apresentam-se como um pequeno número de úlceras rasas que aparecem na região de palato mole e orofaringe.
b. As lesões apresentam-se como úlceras únicas de fundo limpo, indolores, com base endurecida, observadas no lábio, no palato, na gengiva e nas amígdalas.
c. Lesões sensíveis, ulceradas e recobertas por uma placa esbranquiçada, acometem principalmente palato, lábios, língua e mucosa jugal.
d. As lesões podem acometer a língua, que se apresenta lobulada, aumentada e com formato irregular.

Essa pergunta também está no material:

material de cuidado em saude bucal
1 pág.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c: "Lesões sensíveis, ulceradas e recobertas por uma placa esbranquiçada, acometem principalmente palato, lábios, língua e mucosa jugal." Essa é uma característica das lesões bucais da sífilis secundária.

0
Dislike0
User badge image

GABRIELA ARAUJO

Opção correta: Letra B

Definição de sifilis primária segundo Neville:

A sífilis primária é caracterizada pelo cancro, que se desenvolve na área de inoculação, tornando-se clinicamente evidente 3 a 90 dias após a exposição inicial. Embora lesões múltiplas possam ser às vezes observadas, a maioria dos cancros é solitária. Os sítios mais acometidos incluem a genitália externa e o ânus, e na área afetada surge uma lesão papular, que desenvolve uma ulceração central. Menos de 2% dos cancros ocorrem em outras localizações, mas a cavidade oral é o sítio extragenital mais comum. As lesões orais são vistas mais nos lábios, mas outras áreas incluem a língua, palato, gengiva e amígdalas (Fig. 5-7). O lábio superior é mais acometido em homens, enquanto que o envolvimento do lábio inferior é predominante nas mulheres. Alguns acreditam que esta distribuição labial distinta pode refletir a superfície mais envolvida durante a felação e cunilíngua. A lesão oral apresenta-se como uma úlcera de base clara e indolor ou, raramente, como uma proliferação vascular semelhante a um granuloma piogênico. A linfadenopatia regional, que pode ser bilateral, é vista na maior parte dos pacientes. Neste momento, o micro-organismo está espalhando-se sistemicamente através dos vasos linfáticos, preparando o palco para a futura progressão. Caso não seja tratada, a lesão inicial cicatriza dentro de 3 a 8 semanas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais