Buscar

"Odeio os indiferentes " oque seria a indiferença para o autor?

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

pedrero da marmita

“Odeio os indiferentes” é uma coletânea de artigos escritos ao longo de 1917 pelo jovem jornalista italiano Antonio Gramsci (1891-1937). Em um de seus textos, Gramsci escreve: “Odeio os indiferentes. Como Friederich Hebbel acredito que ‘viver significa tomar partido’. Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes.” 


Para Gramsci, a indiferença é uma força passiva, mas poderosa na história. É o peso morto da história e a matéria inerte em que se afogam frequentemente os entusiasmos mais esplendorosos. Ele acredita que o que acontece na história não se deve tanto à iniciativa dos poucos que atuam quanto à indiferença e ao absentismo dos outros que são muitos.

Em resumo, para Gramsci, a indiferença é uma forma de abulia, parasitismo e covardia. É uma força passiva, mas poderosa na história que pode confundir programas e destruir planos mesmo os mais bem construídos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina