Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia

Colégio Objetivo
Os honorários de tratamento de Psicologia fazem parte do __________. Infelizmente, muitos profissionais têm certa dificuldade em negociá-los. Este problema é em parte devido à pouca atenção dada às questões financeiras durante o período de __________ do psicólogo. Da mesma forma, o montante financeiro sugerido pelo paciente para o pagamento das sessões pode significar que este acredite que o clínico tenha pouca __________. Como os contratos em psicologia clínica particular no Brasil são quase sempre estabelecidos de forma __________, a negociação irá contribuir para o sucesso da terapia. Portanto, é fundamental que questões ligadas ao __________ sejam discutidas durante o tratamento.


Tratamento; Graduação; experiência; oral; dinheiro.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Os honorários de tratamento de Psicologia fazem parte do "Tratamento". Infelizmente, muitos profissionais têm certa dificuldade em negociá-los. Este problema é em parte devido à pouca atenção dada às questões financeiras durante o período de "Graduação" do psicólogo. Da mesma forma, o montante financeiro sugerido pelo paciente para o pagamento das sessões pode significar que este acredite que o clínico tenha pouca "experiência". Como os contratos em psicologia clínica particular no Brasil são quase sempre estabelecidos de forma "oral", a negociação irá contribuir para o sucesso da terapia. Portanto, é fundamental que questões ligadas ao "dinheiro" sejam discutidas durante o tratamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O psicólogo clínico tem sido cada vez mais valorizado em relação ao processo de humanização hospitalar, sobretudo no campo da oncologia, pois é este profissional que tem a função chave de contribuir para a diminuição da estigmatização do câncer, sobretudo entre os familiares do paciente. Em relação à psico-oncologia, é correto afirmar que:


O sigilo profissional na psico-oncologia difere do observado na clínica tradicional, já que nesta especialidade a relação paciente-família pode ser constante e fundamental para sua recuperação, portanto, é importante facilitar a comunicação entre eles.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência de gênero tem aumentado de forma alarmante no planeta, sobretudo após a pandemia da COVID-19. A OMS OPAS, [s.d.], [s.p.]) define violência de gênero como sendo “qualquer forma de abuso e/ou agressão sexual, física, emocional e/ou psicológica contra o indivíduo em situação de vulnerabilidade em virtude de seu gênero e/ou orientação e identidade sexual”. Além disso, 35% das mulheres no mundo já foram vítimas de violência de gênero.


Assim sendo:
I. O psicólogo que tem conhecimento de violência de gênero sofrida por sua paciente e não formaliza uma denúncia poderá ser punido pelo CFP por falha ética, como também cometer crime previsto no Código Penal Brasileiro.
II. Os sinais de mudanças sociais e empoderamento feminino podem ser constatados em um caso no qual uma mulher vítima de violência de gênero que ligou para o número 190 simulando pedir pizza para denunciar a violência, obtendo sucesso.
III. A violência contra a mulher no Brasil e o sigilo do psicólogo em relação a esta questão, tem sido bastante estudada desde década de 1950.
IV. Apesar das mudanças sociais que têm ocorrido no Brasil, a maioria das mulheres vítimas de violência ainda se opõem a autorizar seus psicólogos em fazerem uma denúncia.
V. O código de ética do psicólogo contradiz a legislação vigente, já que enquanto o primeiro exige o cumprimento de manter sigilo nos casos de violência de gênero, a legislação obriga o psicólogo a fazer uma denúncia sob pena de incorrer em crime caso não o faça.
São verdadeiras:
Alternativas:
I, II e V, apenas.
I, II e IV apenas.  CORRETO
I, IV e V apenas.
II, III e V apenas.
II, IV e V apenas.
Resolução comentada:
A alternativa correta é: I, II e IV são verdadeiras, apenas. A afirmativa III é incorreta, a violência contra a mulher no Brasil e o sigilo do psicólogo em relação a esta questão não foram estudados de forma sistemática até a década de 1990. A afirmativa V está incorreta, pois o código de ética do psicólogo segue a legislação vigente. Ambos prevêem que o sigilo nos casos de violência de gênero deve ser quebrado, sob pena de crime caso não o seja e a mulher sofra consequências graves que poderiam ter sido evitadas não fosse o silencio do profissional.


I, II e V, apenas.
I, II e IV apenas.
I, IV e V apenas.
II, III e V apenas.
II, IV e V apenas.

Os adolescentes em conflito com a lei podem ser empurrados para o delito em função de fatores, tais como a precarização das relações de trabalho, alta evasão escolar e/ou renda familiar inferior para a garantia de necessidades fundamentais de alimentação e/ou habitação. Além disso, soma-se a ausência de políticas sociais eficientes. Vindo de famílias vulneráveis e muitas vezes habitando localidades nas quais a violência social e o uso e/ou venda de entorpecentes fazem parte de seu cotidiano, estes cidadãos brasileiros enfrentam uma dura realidade. A respeito dos adolescentes em conflito com a lei e a questão de sigilo profissional do psicólogo, podemos afirmar que:


A partir de ordem judicial, o psicólogo tem obrigação ética e legal de compartilhar informações sobre o adolescente que, de outra forma, permaneceriam confidenciais.

São pessoas que cometeram contravenção penal ou ato infracional e deram entrada no sistema prisional brasileiro. A imputabilidade jurídica do menor não autoriza o psicólogo a decidir que informações devem ser compartilhadas com outros membros da equipe. O psicólogo tem acesso a informações sensíveis sobre o adolescente que devem ser compartilhadas com sua equipe em sua integralidade. O adolescente em conflito com a lei deve ter prioridade absoluta e não pode ser apreendido sem a anuência do psicólogo.


Jurídicas; subvenção; punitivo; os sindicatos; união.

Mais conteúdos dessa disciplina