Logo Passei Direto
Buscar

Direitos Humanos

Humanas / Sociais
Assinale a alternativa que apresenta o instrumento jurídico considerado um marco na reconstrução dos direitos humanos em termos de direito internacional. a. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. b. Declaração de Direitos Humanos de Viena. c. Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966. d. Declaração Universal sobre os Direitos Humanos e. Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos.
User badge image
Silvio Abrahão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c. Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966. Esses pactos são compostos pelo Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e pelo Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, e são considerados um marco na reconstrução dos direitos humanos em termos de direito internacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Nelson Matheus

há 2 anos

Declaração Universal sobre os Direitos Humanos

Corrigida pela instituição e consta no Livro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A filosofia política, tal como a sociedade a conhece na atualidade, nasceu como uma crítica radical à democracia e ao movimento dos sofistas que a apoiaram, ela é uma vertente da filosofia, a qual visa o estudo das relações de poder, ou seja, é um campo que investiga questões políticas da vida dos seres humanos. Ao ser referida, a filosofia política destaca três grandes pensadores, sendo: Sócrates; Platão; e Aristóteles.
A respeito do pensamento dos grandes teóricos políticos assinale a alternativa CORRETA.
a. Sócrates escreveu diversos livros e produziu diversas obras sobre a política e a ética, o seu método socrático possui um princípio de construir um conhecimento e não apenas o transmitir, sendo uma excelente forma de ensino.
b. Para Platão, o número, a regra da maioria ou a contagem de votos na assembleia é um excelente critério para estabelecer a verdade das proposições em discussão.
c. Aristóteles foi discípulo de Platão. Entretanto, foi além de seu mentor, pois para ele o conhecimento teórico não era suficiente. Desta maneira, ele desenvolveu um corpo de pesquisa sobre a política. É Aristóteles que segue a doutrina aristotélica e afirma que, por natureza, o homem é um animal político, visto que seu ambiente natural é a polis, a civilização, a cidadania, e somente um Deus ou um animal seriam capazes de viver na solidão fora da polis.
d. Aristóteles buscava um rei filosófico que, através da ciência política, seria capaz de solucionar todos os problemas do Estado.
e. De acordo com Sócrates, seguindo a doutrina aristotélica, por natureza, o homem “não sabe de nada” e é um animal político, visto que seu ambiente natural é a polis, a civilização, a cidadania, e somente um Deus ou um animal seriam capazes de viver na solidão fora da polis.

O contratualismo surge ao se observar uma necessidade de explicar a organização em sociedade (a qual é regida por leis criadas pelo Estado). Os filósofos contratualistas compreendiam que o Estado e o homem realizaram uma “espécie de acordo” (contrato) para garantir a sobrevivência.
A respeito do contratualismo e o contrato social, assinale a alternativa INCORRETA.
a. John Locke é considerado o pai do liberalismo (visão contrária à Teologia). De acordo com seu pensamento, a sociedade política seria uma invenção e criação humana, o autor compreende que não há liberdade onde não há lei.
b. Jean-Jacques Rousseau traz uma alternativa ao absolutismo político de Hobbes, Rousseau contradiz a teoria de Hobbes, afirmando que o homem, no estado de natureza, não é um lobo para o homem, mas, ao contrário, despojado das características da sociedade civil, é bom por natureza.
c. Para Hobbes, o poder do monarca deveria ser absoluto, a fim de garantir a instabilidade ou a possibilidade de conflitos entre membros do corpo político, denominado por ele como o Leviatã.
d. Thomas Hobbes é considerado o pioneiro do contratualismo, pois é ele que formula a tese sobre o contrato social.
e. No entendimento de Rousseau, o que corrompe e aliena o homem é a propriedade privada e a vida em sociedade, que, face à hipocrisia e às aparências, vive preso.

Os direitos humanos são classificados em cinco gerações.
Assinale a seguir o conceito aplicável à quarta geração.
a. Sãos os direitos relacionados à vida, liberdade e propriedade.
b. São os direitos relacionados às liberdades individuais, aos direitos civis e políticos.
c. São os direitos relacionados à igualdade, aos direitos sociais, econômicos e culturais.
d. São os direitos relacionados à democracia, ao pluralismo, à proteção da vida a partir de uma abordagem genética. Os direitos fundamentais de quarta geração são relacionados à evolução da engenharia genética, à manipulação do patrimônio genético, além do direito à democracia direta, à informação e ao pluralismo.
e. São os direitos relacionados ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos e aos direitos transindividuais.

Considere a seguinte situação: Dois advogados com grande experiência profissional e com a justa preocupação de manterem-se atualizados concluem que algumas ideias vêm influenciando mais profundamente a percepção dos operadores do Direito a respeito da ordem jurídica. Um deles lembra que a Constituição brasileira vem funcionando como verdadeiro “filtro
a. Positivismo-normativista.
b. Neopositivismo.
c. Neoconstitucionalismo.
d. Direito Alternativo.
e. Jusnaturalimo.

Sobre o constitucionalismo e neoconstitucionalismo, assinale a opção correta.
a. A Magna Carta de João Sem Terra, embora relevante para o Direito Constitucional, não pode ser considerada como precedente do constitucionalismo.
b. Na idade contemporânea, após a segunda Guerra Mundial, surge o movimento denominado neoconstitucionalismo, tendo por fundamento o positivismo clássico.
c. O constitucionalismo está associado a duas ideias: direitos fundamentais e estruturação do Estado. Com o constitucionalismo, há a limitação do poder do governante por meio da estruturação do Estado e respeito dos direitos fundamentais.
d. O constitucionalismo é um movimento moderno, não havendo qualquer indício que seu surgimento tenha sido na Idade Antiga.
e. Com o neoconstitucionalismo, a Constituição deixa de ser o ponto central do ordenamento jurídico.

O constitucionalismo foi a ideologia vitoriosa do século XX. É a partir desse movimento constitucional que os direitos fundamentais foram efetivados. A Constituição passou a ser um instrumento indispensável para todos os operadores do Direito.
O Constitucionalismo traduz-se pela:
a. governo das elites.
b. democracia socialista.
c. centralização de governo.
d. vitória do proletariado.
e. limitação do poder.

O constitucionalismo se traduz pela:
a. Governo das elites.
b. Democracia socialista.
c. Centralzação de governo.
d. Vitória do proletariado.
e. Limitação do poder.

A construção da história de um Direito se assenta no estudo de várias fontes. Com relação ao período da antiguidade clássica, é correto afirmar que:
a. O código de Hamurabi trazia apenas normas do ramo jurídico penal.
b. A normatização começou com a Grécia Clássica.
c. Roma se destacou pela construção de normas jurídicas. Todavia, elas se destinavam apenas a sanções penais.
d. Pode-se falar em normas jurídicas apenas com o advento da Idade Moderna.
e. Na Roma Antiga, já havia normas consideradas do ramo do Direito Civil. O período romano já possuía um conjunto estruturado de normas. Dentre elas, destaca-se a adoção do chamado Corpus Juris Civilis, o qual disciplinava regras cíveis.

Mais conteúdos dessa disciplina