Logo Passei Direto
Buscar

Produção de Frutas

Colégio Objetivo
Em relação ao manejo da solução nutritiva, identifique as sentenças corretas.


I- A qualidade da água não é um fator importante a ser considerado, para implantação de um cultivo hidropônico.
II- A solução nutritiva deve ser preparada de acordo com as exigências nutricionais da cultura em questão, levando em consideração seu estágio fenológico.
III- Após o preparo da solução nutritiva, em sistema de circulação, a constituição desta pode ser mantida de acordo com a condutividade elétrica (CE) e o pH.
IV- As plantas absorvem quantidades semelhantes de água e nutrientes, portanto a manutenção diária do volume do tanque de solução pode ser feita com a adição de mais solução
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Dentre as sentenças apresentadas, as corretas são: II- A solução nutritiva deve ser preparada de acordo com as exigências nutricionais da cultura em questão, levando em consideração seu estágio fenológico. III- Após o preparo da solução nutritiva, em sistema de circulação, a constituição desta pode ser mantida de acordo com a condutividade elétrica (CE) e o pH. IV- As plantas absorvem quantidades semelhantes de água e nutrientes, portanto a manutenção diária do volume do tanque de solução pode ser feita com a adição de mais solução. A sentença I está incorreta, pois a qualidade da água é um fator importante a ser considerado no cultivo hidropônico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao cultivo em casas de vegetação assinale a alternativa incorreta.


a. As principais vantagens do cultivo em casa de vegetação são, a produção na entressafra, cultivo de hortaliças de alto valor agregado, cultivo de espécies que precisam de condições especiais de cultivo, redução da duração do ciclo das culturas, proteção contra intempéries climáticas, e melhor aproveitamento de adubos, defensivos e água.
b. As principais oportunidades do cultivo em casa de vegetação são: Possibilidade de retorno econômico satisfatório em pequenas áreas; consumidores pagam mais por produtos de melhor qualidade e hortaliças diferenciadas; comercialização na entressafra; opção de exploração para locais onde se tem custo elevado pela terra.
c. As casas de vegetação podem ser construídas de maneiras diferentes, de acordo com a necessidade, podendo possuir o teto plano, capela ou em arco.
d. O cultivo em casa de vegetação pode ser em exclusivamente em sistema convencional, não sendo permitido o uso de plástico para cultivo orgânico, devido aos danos que causa ao meio ambiente.
e. As desvantagens do cultivo protegido são: investimento elevado; necessidade de conhecimento técnico; falta de informação/assistência técnica para o produtor implementar o sistema; duração do plástico.

Em relação ao cultivo protegido, assinale a alternativa correta.


a. A principal vantagem da construção de estufas para cultivo de hortaliças é o custo benefício, uma vez que investimento não é elevado e é possível obter incrementos de produtividade significativos com cultivo nesse sistema.
b. O mulching é um tipo de cultivo protegido realizado para sombreamento, das plantas, podendo ser de diferentes cores, conferindo índices variáveis de sombreamento.
c. Com o cultivo em ambiente protegido é possível controlar parcial ou totalmente um ou mais fatores climáticos, como temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento.
d. O cultivo em ambiente protegido é realizado exclusivamente por meio de hidroponia, no qual se adota um sistema de cultivo sem solo.
e. As casas de vegetação ou “estufas” são utilizadas no Brasil, principalmente devido ao efeito estufa, que aumenta a temperatura interna das estruturas.

Em relação ao manejo fitossanitário de hortaliças, leia as sentenças e assinale a alternativa correta.
I- O controle cultural consiste na regulação populacional de organismos nocivos, por inimigos naturais, que são agentes bióticos de mortalidade.
II- O controle químico é realizado por meio de aplicações de compostos químicos que quando aplicados direta ou indiretamente sobre o organismo vivo nocivo causa sua morte. É o método de controle mais utilizado, principalmente devido ao seu efeito imediato após seu uso e facilidade e comodidade de uso.
III- O controle biológico é aquele que adota uma série de estratégias, que resultam na redução do inoculo inicial, da população de plantas daninhas, da taxa de progresso da doença e do ataque de pragas.
IV- O manejo integrado é descrito, como um sistema de manejo de organismo nocivos, no qual se utiliza todas as técnicas e métodos apropriados de maneira mais compatível possível para a manter essa população de organismos abaixo da que causa dano econômico.
Assinale a correta:


a. I, II e III estão corretas.
b. I, II, e IV estão corretas.
c. II e IV estão corretas.
d. Todas estão corretas.
e. Apenas IV está correta.

O sistema de cultivo por gotejamento permite o cultivo de hortaliças que exigem maior sustentação, por apresentarem um sistema radicular mais robusto. Em relação a esse sistema de cultivo, assinale a alternativa correta.


a. A desinfecção do sistema de cultivo por gotejamento é mais simples, se comparado as demais, pois como a solução não circula no sistema, ao sair pelos emissores/gotejadores, a própria solução nutritiva realiza uma limpeza.
b. No sistema de cultivo por gotejamento não é possível a implantação de um sistema circulante, por isso uma das desvantagens desse sistema é o risco de contaminação ambiental.
c. No sistema de cultivo por gotejamento o substrato não precisa ser inerte, sendo que as trocas entre a solução e o substrato favorecem o desenvolvimento das plantas, pois propiciam um ambiente semelhante ao encontrado no solo.
d. Uma das principais vantagens da utilização do sistema de cultivo por gotejamento, além da sustentação do sistema radicular, é a maior capacidade retenção de umidade.
e. O custo de implantação do sistema de cultivo por gotejamento é menor do que o sistema NFT e floating, pois é um sistema não-circulante.

A solução nutritiva será a responsável não só pelo fornecimento de água, mas também pelo fornecimento de todos os nutrientes para as hortaliças cultivadas em sistema hidropônico. No mercado existem soluções nutritivas padrão, e que uma única solução pode ser usada durante todo o desenvolvimento da cultura.


Mais conteúdos dessa disciplina