Buscar

Dois dipolos, p1 e p2 , se encontram-se alinhados e paralelos. A distancia d entre os dipolos é muito maior do que as dimensões deles. Vamos calcu...


Dois dipolos, p1 e p2 , se encontram-se alinhados e paralelos. A distancia d entre os dipolos é muito maior do que as dimensões deles. Vamos calcular a energia potencial de interação dos dois dipolos de duas formas diferentes, sem nenhuma simplicação. A)calcule apenas o potencial produzido pelo dipolo P1 em um ponto alinhado com ele?

e utilize a aproximação binomial linear ( 1+-X ) =1 +- nx, quando X menor 1 e obtenha a expressão simplificada do potencial do dipolo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a energia potencial de interação entre os dipolos, podemos considerar apenas o potencial produzido pelo dipolo P1 em um ponto alinhado com ele. O potencial elétrico produzido por um dipolo em um ponto alinhado com ele é dado pela fórmula: V = k * p1 / r^2 Onde: - V é o potencial elétrico produzido pelo dipolo P1 - k é a constante eletrostática (9 x 10^9 N.m^2/C^2) - p1 é o momento de dipolo do dipolo P1 - r é a distância entre o dipolo P1 e o ponto onde queremos calcular o potencial Utilizando a aproximação binomial linear (1+-X) = 1 +- nx, quando X é menor que 1, podemos simplificar a expressão do potencial do dipolo. Porém, como a distância d entre os dipolos é muito maior do que as dimensões deles, podemos considerar que r é muito maior do que as dimensões do dipolo P1. Nesse caso, a aproximação binomial não é necessária e podemos utilizar a expressão original do potencial. Portanto, a expressão simplificada do potencial do dipolo P1 em um ponto alinhado com ele é: V = k * p1 / r^2 Lembrando que essa expressão é válida apenas para o potencial produzido pelo dipolo P1 em um ponto alinhado com ele.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais