Buscar

A formulação da argumentação jurídica depende da coerência e da clareza na exposição das ideias, a fim de que os discursos sejam convincentes para ...

A formulação da argumentação jurídica depende da coerência e da clareza na exposição das ideias, a fim de que os discursos sejam convincentes para o seu interlocutor. Por isso, existe a necessidade de um estudo teórico consistente, que possibilite a aplicação satisfatória das construções argumentativas. No século XX, as investigações sobre os discursos jurídicos foram realizadas, especialmente, por Theodor Viehweg, Chaïm Perelman e Robert Alexy. Considerando o exposto, identifique a afirmativa correta:


A) Em sua teoria da argumentação jurídica, Robert Alexy propõe que se considere o discurso jurídico afastado de qualquer recurso à visão axiológica.
B) Marcada pelo aluno A lógica demonstrativa, vinculada à construção estrutural dos raciocínios, é criticada por Chaïm Perelman, que valoriza o aspecto dialético dos discursos.
C) A teoria da argumentação de Theodor Viehweg buscou adaptar os discursos do Direito contemporâneo retomando os princípios da lógica clássica formal.
D) Segundo Theodor Viehweg, a exposição das ideias dos discursos do Direito deve priorizar os recursos da lógica formal e normatizadora da argumentação.
E) Chaïm Perelman elaborou sua teoria da argumentação tendo por base os fundamentos da lógica demonstrativa, que trata da estrutura formal dos raciocínios.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS DO DIREITO
1 pág.

Fundamentos do Direito Universidade Veiga de AlmeidaUniversidade Veiga de Almeida

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Marcada pelo aluno A lógica demonstrativa, vinculada à construção estrutural dos raciocínios, é criticada por Chaïm Perelman, que valoriza o aspecto dialético dos discursos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais