Buscar

“Sabendo ouvir, pessoas empáticas não fazem julgamentos precipitados sobre o comportamento do outro, procurando perceber, primeiramente, as razões ...

“Sabendo ouvir, pessoas empáticas não fazem julgamentos precipitados sobre o comportamento do outro, procurando perceber, primeiramente, as razões que o levam a agir de determinada maneira.”


A) a oração inicial, “Sabendo ouvir”, apresenta-se na forma reduzida e possui valor circunstancial, estando relacionada com o fato de as pessoas empáticas não fazerem julgamentos precipitados do outro.
B) a expressão “sobre o comportamento do outro” completa o sentido do substantivo abstrato “julgamentos”, sendo, desse modo, denominada, sintaticamente, de complemento nominal.
C) a locução “do outro” exerce, no contexto frásico, a mesma função sintática que “de determinada maneira”, embora as ideias expressas, nos dois casos, sejam diferentes: posse e modo, respectivamente.
D) o conector “que” introduz a última sentença, classificada como subordinada adjetiva restritiva, resgata o termo “as razões”, complemento verbal tanto de “perceber” quanto de “agir”.
E) as partículas “o” e “a”

Essa pergunta também está no material:

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO UNIDERP
26 pág.

Enem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A oração inicial, "Sabendo ouvir", apresenta-se na forma reduzida e possui valor circunstancial, estando relacionada com o fato de as pessoas empáticas não fazerem julgamentos precipitados do outro.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina