Buscar

Desafio O envelhecimento cronológico cutâneo provoca alteração do material genético, portanto, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regul...

Desafio

O envelhecimento cronológico cutâneo provoca alteração do material genético, portanto, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regular as trocas aquosas e a replicação do tecido se torna menos eficiente. A formação de radicais livres (RL) envolve as oxidações químicas e enzimáticas e aceleram o envelhecimento.

MNTC, 42 anos, caucasiana, foi à clínica de estética onde você trabalha em busca de um tratamento para amenizar os sinais do envelhecimento. Você ficou responsável pelo atendimento e, após realizar uma avaliação completa,onstata os sinais de envelhecimento na pele da cliente. A partir da avaliação, você a orienta sobre a importância de praticar atividades físicas, ter hábitos alimentares saudáveis e não fumar.

Quando você menciona a existência dos radicais livres, acaba gerando uma curiosidade na cliente, que faz o seguinte questionamento: como os radicais livres promovem o envelhecimento? Explique como você deve responder a essa questão.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar danos às células do nosso corpo, incluindo as células da pele. Quando estamos expostos a fatores como poluição, radiação solar, estresse e má alimentação, ocorre um aumento na produção de radicais livres. Essas moléculas reagem com o material genético das células, causando alterações e danos ao DNA. No caso da pele, os radicais livres podem danificar as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Além disso, eles também podem interferir na capacidade das células de reter água, levando à desidratação e perda de viço. Portanto, quando a cliente questionar como os radicais livres promovem o envelhecimento, você pode explicar que eles causam danos ao material genético das células, levando à perda de elasticidade, capacidade de retenção de água e eficiência na replicação do tecido. É importante ressaltar que a prática de atividades físicas, hábitos alimentares saudáveis e evitar o tabagismo podem ajudar a reduzir a produção de radicais livres e minimizar os efeitos do envelhecimento na pele.

0
Dislike0
User badge image

maria aparecida de almeida

Padrão de resposta esperado

Os radicais livres (RL) são espécies químicas constituídas de um átomo ou associação dos mesmos, tendo um elétron desemparelhado na sua órbita mais externa, a qual sugere uma alta instabilidade energética e cinética, causando danos intracelulares aleatórios e, para se manterem estáveis, precisam doar ou retirar um elétron de outra molécula. Os RLs são procedentes da respiração celular, que ocorre dentro da mitocôndria na presença de oxigênio, o qual sofre um desvio em seu metabolismo normal, recebendo um elétron extra, o que lhe confere a atividade e a capacidade para induzir a formação dos demais RLs, demonstrando que a mitocôndria é o principal constituinte do organismo responsável pelo envelhecimento. A agressão do tipo oxidativa forma os radicais livres e promove uma aceleração no envelhecimento, que culmina com a perda de brilho, diminuição da elasticidade, enfraquecimento dos músculos e deficiência na visão e audição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais