Buscar

Imunidade Inata A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica ilimitad...

Imunidade Inata
A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica ilimitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos.
Os principais componentes da imunidade inata são:
1. Barreiras físicas e mecânicas: Retardam/impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos (pele, trato respiratório, membranas mucosas, fluidos corporais, tosse, espirro etc.)
2. Barreiras fisiológicas: Inibem/ eliminam o crescimento de microrganismos patogênicos devido a temperatura corporal e a acidez do trato gastrintestinal, rompem as paredes celulares e destroem células patogênicas através de mediadores químicos.
3. Barreiras celulares: endocitam e fagocitam as partículas é microrganismos estranhos, eliminando-os (linfócitos natural killer leucócitos fagocíticos - neutrófilos, monócitos e macrófagos)
4. Barreira inflamatória: reação a infecções com danos teciduais, induzem células fagocitárias para a área afetada.
A resposta imune inata é capaz de prevenir é controlar diversas infecções e ainda pode otimizar as respostas imunes adaptativas contra diferentes tipos de microrganismos. É a imunidade inata que avisa sobre a presença de uma infecção, acionando assim os mecanismos de humanidade adaptativa contra os microrganismos causadores de doenças que conseguem ultrapassar as defesas imunitárias inatas.


Essa pergunta também está no material:

CIÊNCIAS
3 pág.

Ciências Sociais Faculdade Campo Limpo PaulistaFaculdade Campo Limpo Paulista

Respostas

8 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, presente desde o nascimento. Ela é caracterizada por uma resposta rápida, não específica e ilimitada aos estímulos estranhos ao corpo. Os principais componentes da imunidade inata são: 1. Barreiras físicas e mecânicas: como a pele, trato respiratório, membranas mucosas, fluidos corporais, tosse e espirro, que retardam ou impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos. 2. Barreiras fisiológicas: como a temperatura corporal e a acidez do trato gastrointestinal, que inibem ou eliminam o crescimento de microrganismos patogênicos. Além disso, mediadores químicos podem romper as paredes celulares e destruir células patogênicas. 3. Barreiras celulares: células como os linfócitos natural killer e os leucócitos fagocíticos (neutrófilos, monócitos e macrófagos) endocitam e fagocitam partículas e microrganismos estranhos, eliminando-os. 4. Barreira inflamatória: é uma reação a infecções que causa danos teciduais e induz a migração de células fagocitárias para a área afetada. A resposta imune inata é capaz de prevenir e controlar diversas infecções, além de otimizar as respostas imunes adaptativas contra diferentes tipos de microrganismos. É a imunidade inata que sinaliza a presença de uma infecção, acionando os mecanismos da imunidade adaptativa contra os microrganismos causadores de doenças que conseguem ultrapassar as defesas imunitárias inatas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina