Logo Passei Direto
Buscar

Direito Internacional

Colégio Objetivo
O Direito Internacional Público possui fontes que definem os princípios e regras jurídicas que regem a sociedade internacional. Entre essas fontes, destacam-se as convenções internacionais (tratados), o costume internacional e os princípios gerais do direito. A Convenção de Viena de 1969 é um importante instrumento que estabelece regras referentes aos tratados, desde sua negociação até sua interpretação. A esse respeito, analise as sentenças a seguir: I. O acordo expressa o livre consentimento das partes negociantes. II. O descumprimento do acordo gera um vínculo juridicamente exigível. III. O tratado pode ser celebrado por meio de acordo verbal. IV. Os tratados são celebrados entre Estados soberanos ou organizações internacionais. V. O tratado não estabelece direitos e obrigações no âmbito do Direito Internacional Público.

O acordo expressa o livre consentimento das partes negociantes.
O descumprimento do acordo gera um vínculo juridicamente exigível.
O tratado pode ser celebrado por meio de acordo verbal.
Os tratados são celebrados entre Estados soberanos ou organizações internacionais.
O tratado não estabelece direitos e obrigações no âmbito do Direito Internacional Público.
A I, II, IV, V
B I, II, III, V
C I, II, IV
D I, III, IV, V
E II, III, IV, V
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C) I, II, IV. Isso porque a sentença I está correta, uma vez que o acordo expressa o livre consentimento das partes negociantes. A sentença II também está correta, pois o descumprimento do acordo gera um vínculo juridicamente exigível. Já a sentença III está incorreta, pois o tratado não pode ser celebrado por meio de acordo verbal. Por fim, a sentença V também está incorreta, pois os tratados estabelecem direitos e obrigações no âmbito do Direito Internacional Público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O comércio internacional envolve a troca de mercadorias entre diferentes países, e é fundamental ter uma nomenclatura padronizada para identificar e classificar essas mercadorias. O Sistema Harmonizado (SH) é um método mundial de classificação jurídica de mercadorias que foi desenvolvido para resolver problemas relacionados à diversidade linguística e facilitar a fiscalização e obtenção de estatísticas. Além disso, países ou blocos econômicos podem criar subdivisões mais detalhadas, como é o caso do Mercosul com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Com base nas informações apresentadas sobre o Sistema Harmonizado (SH) e a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), assinale a alternativa correta:


A A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é composta por seis dígitos, sendo dois dígitos para cada subdivisão (capítulo, posição e subposição) do Sistema Harmonizado (SH), acrescidos de outros dois dígitos específicos do Mercosul - item e subitem.
B As Notas Explicativas do SH (Nesh) têm a mesma hierarquia que a nomenclatura e as regras gerais, podendo alterar ou contrariar os dispositivos dessas normas.
C A criação do Sistema Harmonizado (SH) foi impulsionada pela necessidade de fornecer dados precisos e comparáveis para elaboração de tarifas e estatísticas, sem ter relação com as políticas comerciais dos governos soberanos.
D O Comitê do Sistema Harmonizado, criado pela OMA, tem como competência principal a interpretação e aplicação das regras gerais para a correta classificação das mercadorias no âmbito do SH.
E O tratado de internalização do Sistema Harmonizado (SH) no Brasil foi promulgado pelo Decreto Presidencial n. 97.409/1988.

Questão 7/10 - Direito Internacional e Contratos
A Organização Mundial das Aduanas (OMA) desempenha um papel fundamental na harmonização e simplificação dos sistemas aduaneiros em todo o mundo. Além disso, ela busca maximizar a cooperação no combate aos ilícitos transnacionais, compartilhar boas práticas e promover a segurança e a eficiência do comércio internacional. A Organização Mundial das Aduanas (OMA) é responsável por padronizar os procedimentos aduaneiros, promover a segurança da cadeia de fornecedores e conceder certificações de Operador Econômico Autorizado. Refletindo a esse respeito, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas:
( ) A Organização Mundial das Aduanas (OMA) tem origem europeia e foi inicialmente denominada "Conselho de Cooperação Aduaneira". ( ) A OMA conta atualmente com 182 membros, abrangendo mais de 98% do comércio mundial. ( ) A OMA tem como objetivos a harmonização e aplicação uniforme de sistemas aduaneiros, além de assegurar a obediência à legislação internacional e auxiliar seus membros por meio do compartilhamento de boas práticas. ( ) A supply chain security busca aumentar


( ) A Organização Mundial das Aduanas (OMA) tem origem europeia e foi inicialmente denominada "Conselho de Cooperação Aduaneira".
( ) A OMA conta atualmente com 182 membros, abrangendo mais de 98% do comércio mundial.
( ) A OMA tem como objetivos a harmonização e aplicação uniforme de sistemas aduaneiros, além de assegurar a obediência à legislação internacional e auxiliar seus membros por meio do compartilhamento de boas práticas.
( ) A supply chain security busca aumentar

A segurança do comércio internacional por meio do conhecimento do histórico de atuação dos agentes privados envolvidos em operações de comércio.

A OMA concede certificações de Operador Econômico Autorizado para empresas que atendam aos requisitos de segurança.
A V, F, V, F, V
B F, V, V, F, F
C V, V, V, V, V
D F, F, F, V, F
E F, V, V, V, V

Mais conteúdos dessa disciplina