Logo Passei Direto
Buscar

Direito Constitucional

Colégio Objetivo
Consta na Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010, que a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas, sendo elas:


a. Avaliação da aprendizagem; Avaliação institucional interna e externa e Avaliação de redes de Educação Plena.
b. Avaliação da aprendizagem; Avaliação institucional interna e externa e Avaliação de redes de Educação Básica.
c. Avaliação da estrutura escolar dos municípios; Avaliação institucional interna e externa e Avaliação de redes de Educação Plena.
d. Avaliação da estrutura escolar dos municípios; Avaliação institucional nacional e internacional e Avaliação de redes de Educação Básica.
e. Avaliação da Aprendizagem; Avaliação institucional nacional e internacional e Avaliação de redes de Educação Básica.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa "e. Avaliação da Aprendizagem; Avaliação institucional nacional e internacional e Avaliação de redes de Educação Básica." Essas são as três dimensões básicas da avaliação no ambiente educacional, de acordo com a Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(CS-UFG/2019/IF GOIANO/TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) O parágra- 3º do Art. 13 das DCN Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 04/2010) estabelece que a organização do percurso formativo da educação básica deve ser aberto, variável e flexível, conforme cada projeto escolar e assegurando que


a. a organização do espaço curricular e físico inclua ambiente e equipamentos que não apenas as salas de aula da escola.
b. haja uma predominância da abordagem didático-pedagógica disciplinar na organiza- ção da matriz curricular e na definição dos eixos temáticos.
c. haja a constituição de rede de aprendizagem, entendida como um conjunto de ações didático-pedagógicas centradas no professor e no livro didático.
d. a organização do trabalho didático-pedagógico aconteça de modo transdisciplinar, respeitando os componentes curriculares de cada área do conhecimento.

(CS-UFG/2019/IF GOIANO/TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) De acordo com as DCN Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 04/2010), a Base Nacional Comum Curricular constitui-se de saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados em diferentes instâncias, como:


a. nos saberes populares.
b. nas atividades de lazer.
c. nas instituições religiosas.
d. no mundo do trabalho.

(INSTITUTO AOCP/2019/SEE-PB/PROFESSOR – GEOGRAFIA) A Resolução n. 4, de 13 de Julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, tem por objetivos, EXCETO


a. garantir liberdade, autonomia e responsabilidade às unidades escolares, fortalecendo sua capacidade de concepção, formulação e execução de seus projetos político-pedagógicos.
b. sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
c. estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
d. orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

(UFMA/2016/TÉCNICO ASSUNTOS EDUCACIONAIS) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Instituídas por meio da Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010, define-se currículo como:


a. Um conjunto de conhecimentos legalmente aprovados que contribuam para a formação profissional dos estudantes.
b. Um plano de ação cultural para ser adaptado a cada contexto.
c. Um conjunto de políticas públicas a serem desenvolvidas nas escolas de educação básica visando à melhoria de sua qualidade.
d. Um planejamento a ser elaborado especificamente em cada uma das escolas brasileiras pelo conjunto de seus docentes e técnicos.
e. O conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem intensamente para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.

(EDUCA/2020/PREFEITURA DE CABEDELO – PB/INTÉRPRETE DE LIBRAS) Não é um dos elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de acordo com a Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010:


a. O projeto político-pedagógico e o regimento escolar.
b. O conselho Nacional de Educação.
c. O sistema de avaliação.
d. A gestão democrática e a organização da escola.
e. O professor e o programa de formação docente.

(EDUCA/2020/PREFEITURA DE CABEDELO – PB/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I) A respeito das formas para a organização curricular, segundo a Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa INCORRETA.


a. A transversalidade refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, e a interdisciplinaridade, à dimensão didático-pedagógica.
b. O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não formais.
c. Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.
d. A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.
e. A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

(INSTITUTO AOCP/2020/PREFEITURA DE BETIM – MG/TÉCNICO DE SECRETARIA) A Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010, cita que o currículo assume como referência os princípios educacionais garantidos à educação. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um item previsto especialmente no Art. 4º.


a. Respeito à liberdade e aos direitos.
b. Garantia de padrão de qualidade.
c. Valorização da experiência extraescolar.
d. Capacitação dos professores em todos os níveis de aprendizagem.
e. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

(EDUCA/2020/PREFEITURA DE CABEDELO – PB/INTÉRPRETE DE LIBRAS) Em conformidade com a Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, EXCETO:


a. Revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
b. Consideração sobre a inclusão, a valorização d

Mais conteúdos dessa disciplina