Buscar

Se o fio condutor (aterramento) for retirado e na sequência o bastão com cargas negativas for afastado da esfera, a esfera ficará carregada com car...

Se o fio condutor (aterramento) for retirado e na sequência o bastão com cargas negativas for afastado da esfera, a esfera ficará carregada com carga negativa.


Falso - como o bastão carregado negativamente está próximo da esfera aterrada, por indução os elétrons da esfera são forçados a descer pelo aterramento para o solo, permanecendo na esfera as cargas positivas, ao desfazer o aterramento e posteriormente afastar o bastão negativo, cessa a eletrização por indução e os elétrons que desceram pelo aterramento não conseguem voltar para a esfera que fica com cargas positivas em excesso e portanto carregada positivamente.

Essa pergunta também está no material:

APOL 1 - FISICA E ELETRICIDADE
12 pág.

Física - Eletricidade Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação é falsa. Quando o fio condutor (aterramento) é retirado e o bastão com cargas negativas é afastado da esfera, a esfera ficará carregada com carga positiva. Isso ocorre porque, quando o bastão negativo está próximo da esfera aterrada, ocorre a indução eletrostática, onde os elétrons da esfera são forçados a descer pelo aterramento para o solo, deixando a esfera com um excesso de cargas positivas. Ao desfazer o aterramento e afastar o bastão negativo, cessa a eletrização por indução e os elétrons que desceram pelo aterramento não conseguem voltar para a esfera, resultando em um excesso de cargas positivas e, portanto, a esfera fica carregada positivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais