Buscar

Conforme destacado no Código de Ética do/a Assistente Social (1993), uma das atribuições privativas do Assistente Social é: coordenar, elaborar, ex...

Conforme destacado no Código de Ética do/a Assistente Social (1993), uma das atribuições privativas do Assistente Social é: coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. 


Fonte: Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. - 10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2012].

Mediante a informado acima, analise as afirmações a seguir e responda a alternativa correta em relação às atribuições privativas do assistente social. 


I. Ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.


II. Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social.

 

III. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.


IV. Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas.  


V. Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social. 


É correto apenas o que se afirma em:



Escolha uma opção:

a. II, IV e V.

b. I, II, III e IV.

c. I, II e III.

d. I, II, III, IV e V.

e. I, II, III e V

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Santos

I, II, III, IV e V.

Neste sentido, o conceito atribuição é considerado de duas formas: geral que refere-se à realização de uma ação por qualquer indivíduo, independente se este é um especialista da área ou não e o privativo, a qual só profissionais capacitados e especializados podem exercer determinada ação, tornando uma norma específica, a qual regulamenta o exercício profissional, como é o caso do Assistente Social que expressa-se as atribuições por meio da lei que regulamenta a profissão que a Lei 8.662/1993, a qual destaca em seu artigo 4º as atribuições privativas desse profissional l, sendo elas: I- coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social; III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social; IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social; V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular; VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social; VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação; VIII - dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social; IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social; X - coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social; XI - fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais; XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas; XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional (BRASIL, 1993). 


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais