Buscar

A fim de assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, as escolas projetam currículos a partir de recomendaçõ...

A fim de assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, as escolas projetam currículos a partir de recomendações nacionais. Assinale a alternativa correta sobre as diretrizes brasileiras.


a. As escolas devem construir e aplicar procedimentos de avaliação quantitativa que não levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
b. Os critérios de organização das habilidades do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular expressam o arranjo possível. Portanto, os agrupamentos propostos nesse documento devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos.
c. Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem sempre ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso descontínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma menor integração entre elas.
d. Para garantir aos sistemas de ensino e às escolas a construção de currículos e propostas pedagógicas flexíveis e adequados à sua realidade, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas devem ser elencadas de maneira rigorosa, com definição de seriação.
e. As escolas devem selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização.

Essa pergunta também está no material:

especialista_em_educacao_orientador_educacional
16 pág.

Praticas Pedagogica do Gestor, Supervisor e Orientador Educacional Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta sobre as diretrizes brasileiras é a letra d. Para garantir aos sistemas de ensino e às escolas a construção de currículos e propostas pedagógicas flexíveis e adequados à sua realidade, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas devem ser elencadas de maneira rigorosa, com definição de seriação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais