Buscar

Poços offshore perfurados em águas ultraprofundas possuem uma janela de operação (diferença entre o gradiente de poros e o gradiente de fraturas) m...

Poços offshore perfurados em águas ultraprofundas possuem uma janela de operação (diferença entre o gradiente de poros e o gradiente de fraturas) mais estreita. A partir disso, está correto que:  


a.

Tensão de sobrecarga é maior em poços offshore ultraprofundos, devido à elevada lâmina d’água, o que aumenta consideravelmente o gradiente de poros, aproximando-o do gradiente de fraturas.

b.

Tensão de sobrecarga é menor em poços offshore ultraprofundos, devido à substituição de uma elevada espessura de sedimentos por uma elevada lâmina d’água, o que reduz os esforços transmitidos para as formações soterradas, diminuindo consideravelmente a tensão de fratura.

c.

Estreita janela de operação resulta em um projeto de poço mais simples, com menos fases a serem perfuradas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A. Em poços offshore ultraprofundos, a tensão de sobrecarga é maior devido à elevada lâmina d'água, o que aumenta consideravelmente o gradiente de poros, aproximando-o do gradiente de fraturas. Isso resulta em uma janela de operação mais estreita.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais