Buscar

Questão 1: Quanto a emancipação sociopolítica dos excluídos via educação não formal, a autora Maria da Glória Gohn destaca em toda a sua obra a imp...

Questão 1: Quanto a emancipação sociopolítica dos excluídos via educação não formal, a autora Maria da Glória Gohn destaca em toda a sua obra a importância dos processos de cidadania, autonomia e emancipação sociocultural dos indivíduos que participam de atividades em instituições que desenvolvem aprendizagens e produção de saberes na educação não formal. Sobre o assunto podemos afirmar que. I. Pode-se analisar a emancipação, tanto como processo individual, focalizando os indivíduos propriamente ditos, ou como processo social, conjunto de práticas, ideias e relações que abrangem a sociedade. II. Busca-se, compreender a emancipação social como o processo de superação de uma ordem social, de um sistema consolidado. III. Ninguém alcança este objetivo na individualidade, pois é um processo coletivo e, portanto, social e difícil de ser alcançado. ativas abaixo mais se aproxima dessa concepção:


a) A emancipação não deve promover possibilidades de escolhas para alguns indivíduos no âmbito social, ou permitir a outros o acesso a medidas assistencialistas.
b) Pensar em emancipação é repensar todo o contexto em que os indivíduos se inserem, sua cultura, seja ela fruto natural de suas necessidades, e costumes, ou valores impostos pela sociedade economicamente dominante.
c) Emancipação social remete-se, a refletir sobre vários temas abordados na sociedade, como: bem-estar, saúde, qualidade de vida, aquisição social, carreira.
d) A emancipação social está além das possibilidades da educação não formal ou de qualquer ato educativo que implique na ascensão cultural dos indivíduos de uma determinada sociedade.

Essa pergunta também está no material:

Educação em ambientes não escolares - 20 exercicios dos temas 1 a 4
16 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a alternativa que mais se aproxima da concepção apresentada pela autora Maria da Glória Gohn é a alternativa B) Pensar em emancipação é repensar todo o contexto em que os indivíduos se inserem, sua cultura, seja ela fruto natural de suas necessidades, e costumes, ou valores impostos pela sociedade economicamente dominante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais