Buscar

04. Para derrubar um pacote de 2 kg de açúcar de uma prateleira, a 2 metros de altura, o trabalho é realizado pela força peso. Para leva-lo de volt...

04. Para derrubar um pacote de 2 kg de açúcar de uma prateleira, a 2 metros de altura, o trabalho é realizado pela força peso. Para leva-lo de volta à prateleira, você precisa fazer um trabalho igual, ‘gastando’ sua energia que fica armazenada no pacote, uma energia potencial gravitacional. Neste sentido, adotando g = 10 m/s2:
a) Qual o valor da energia potencial gravitacional do pacote de açúcar quando se encontra na prateleira?
b) Para que você realize o mesmo trabalho, ou de outra forma, para ter a mesma energia potencial gravitacional do pacote de açúcar em que altura deve ser colocado um pacote de arroz de 5 kg?


Essa pergunta também está no material:

Caderno de Exercícios 07_Dinâmica III
4 pág.

Física Teórica para Engenharia II Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O valor da energia potencial gravitacional do pacote de açúcar quando se encontra na prateleira pode ser calculado usando a fórmula: E = m * g * h Onde: E é a energia potencial gravitacional, m é a massa do pacote de açúcar (2 kg), g é a aceleração da gravidade (10 m/s²), h é a altura da prateleira (2 metros). Substituindo os valores na fórmula, temos: E = 2 kg * 10 m/s² * 2 m E = 40 joules Portanto, o valor da energia potencial gravitacional do pacote de açúcar quando se encontra na prateleira é de 40 joules. b) Para que você realize o mesmo trabalho, ou seja, tenha a mesma energia potencial gravitacional do pacote de açúcar, podemos usar a mesma fórmula: E = m * g * h Desta vez, a massa do pacote de arroz é de 5 kg. Vamos calcular a altura necessária: 40 joules = 5 kg * 10 m/s² * h Dividindo ambos os lados da equação por (5 kg * 10 m/s²), temos: h = 40 joules / (5 kg * 10 m/s²) h = 0,8 metros Portanto, para ter a mesma energia potencial gravitacional do pacote de açúcar, o pacote de arroz de 5 kg deve ser colocado a uma altura de 0,8 metros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais