Logo Passei Direto
Buscar
A responsabilidade técnica da farmácia hospitalar é atribuição do farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, nos termos da legislação vigente (BRASIL, 2010). Nas unidades hospitalares, o farmacêutico tem oportunidade de: I - Interagir com o prescritor promovendo a prescrição e o uso racional de medicamentos; II - Acessar prontuários dos pacientes monitorando e acompanhando a farmacoterapia do paciente, identificando reações adversas e outras ocorrências no uso do medicamento; III - Atuar nas Comissões interdisciplinares; IV - Participar das atividades de educação continuada envolvendo pacientes e profissionais de saúde e de estudos e pesquisas clínica; V - Controlar a produção, aquisição e a qualidade dos medicamentos usados no hospital. Podemos afirmar que estão corretas: a. I, IV e V apenas b. I, II, III, IV e V. c. II, III e V apenas d. I, II, III e V apenas e. I, II, IV e V apenas
User badge image
Vander Shullman

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) I, II, III e V apenas. Isso porque o farmacêutico, como responsável técnico da farmácia hospitalar, tem a oportunidade de interagir com o prescritor para promover o uso racional de medicamentos (I), acessar prontuários dos pacientes para monitorar a farmacoterapia e identificar reações adversas (II), atuar em comissões interdisciplinares (III) e controlar a produção, aquisição e qualidade dos medicamentos utilizados no hospital (V).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na atualidade, todo atendimento de saúde visa à integralidade do cuidado. Além das atividades logísticas tradicionais que todos visualizam como ser inerentes à farmácia, para estar integrado na equipe do cuidado, a farmácia deve desenvolver, de forma interdisciplinar, ações assistenciais e técnico-científicas contribuindo para a qualidade, o uso racional de medicamentos e de produtos para a saúde e na humanização da atenção ao usuário. Dentre as atividades desenvolvidas pela farmácia hospitalar, podemos citar: I. Gerenciamento de tecnologias no que concerne a medicamentos, produtos para a saúde e saneantes. II. Distribuição e dispensação de medicamentos e produtos para a saúde. III. Fracionamento de medicamentos e manipulação de medicamentos injetáveis, citostáticos e nutrição parenteral. IV. Cuidado ao paciente e Gestão de Recursos humanos. Podemos afirmar que estão corretas: a. I, II e III apenas. b. I, III e IV apenas. c. I, II e IV apenas. d. I, II, III e V apenas. e. I, II, III e IV.

O gerenciamento inadequado e o uso incorreto de medicamentos e de outras tecnologias em saúde acarretam sérios problemas à sociedade, ao SUS, e às instituições privadas (hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, entre outros), gerando aumento da morbimortalidade, elevação dos custos diretos e indiretos, e prejuízos à segurança e à qualidade de vida dos usuários (BRASIL, 2010). Entre os objetivos da gestão em farmácia hospitalar, podemos destacar o que exige contato com o paciente e seu prontuário. Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
a. Gerenciamento para prover estrutura organizacional e infraestrutura que viabilizem as ações da Farmácia.
b. Ensino e pesquisa na formação de recursos humanos para a farmácia e para a assistência farmacêutica e, produzir informação e conhecimento que subsidiem o aprimoramento das condutas e práticas vigentes.
c. Farmacotécnica ao elaborar preparações magistrais e oficinais e/ou fracionar especialidades farmacêuticas para atender às necessidades dos pacientes, resguardando a segurança e a qualidade.
d. Seguimento farmacoterapêutico para acompanhar o uso de medicamentos prescrito a cada paciente individualmente, assegurando o uso racional.
e. Seleção de Medicamentos ao definir os medicamentos indispensáveis para suprir as necessidades do hospital, segundo critérios de eficácia e segurança, observando qualidade, comodidade posológicas e custo e especificações técnicas.