(VUNESP – 2019) Com a finalidade de representar um determinado tema, o pesquisador deve explorar as variações visuais com propriedades perceptivas compatíveis. Analise as imagens.
As imagens I, II e III expressam, respectivamente, os aspectos: X quantitativo, ordenado e qualitativo. ordenado, quantitativo e qualitativo. ordenado, qualitativo e quantitativo. qualitativo, quantitativo e ordenado. qualitativo, ordenado e quantitativo.
quantitativo, ordenado e qualitativo. ordenado, quantitativo e qualitativo. ordenado, qualitativo e quantitativo. qualitativo, quantitativo e ordenado. qualitativo, ordenado e quantitativo.
Considerando as reflexões realizadas nesta unidade sobre o desenvolvimento de habilidades e conceitos cartográficos avalie as afirmacoes a seguir: I.Os mapas que conectam diferentes informações e sintetizam diferentes dados é conhecido como cartografia de análise espacial. II.Para exemplificar diferentes intensidades de um determinado fenômeno utiliza-se a variável cor nos mapas. III.A variável visual que indica quantidade e proporcionalidade em um mapa pode ser representada por círculos ou quadrados de tamanhos diferentes. É correto o que se afirma somente em I. III. I e II. X II e III. II.
I. III. I e II. II e III. II.
(Crescer Consultorias – 2018 - adaptada) No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a cartografia e a representação do espaço geográfico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de identificar o despejo de resíduos como um problema que causa a poluição do solo. reconhecer que o despejo irregular de esgoto causa a poluição da água. X reconhecer o uso dos pontos de referência para a localização espacial. reconhecer o uso dos pontos de referência para identificar o tamanho do Brasil. reconhecer que o despejo de resíduos causa diversos problemas, como o entupimento de bueiros.
identificar o despejo de resíduos como um problema que causa a poluição do solo. reconhecer que o despejo irregular de esgoto causa a poluição da água. reconhecer o uso dos pontos de referência para a localização espacial. reconhecer o uso dos pontos de referência para identificar o tamanho do Brasil. reconhecer que o despejo de resíduos causa diversos problemas, como o entupimento de bueiros.
O conceito cartográfico que nos mostra o significado de diferentes símbolos nos mapas para entendê-los melhor se refere a Escala. Rosa dos ventos. Título. Projeção. X Legenda.
Escala. Rosa dos ventos. Título. Projeção. Legenda.
Estão adequadas ao público com deficiência visual para o trabalho da cartografia e suas aplicações na Educação Básica as adaptações
I e III, apenas. I, II e IV, apenas. II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I e IV apenas.
Analise as afirmativas abaixo sobre os mapas e a cartografia.
Os mapas surgiram muito antes das grandes navegações dos séculos XV e XVI. As sociedades mais primitivas não tinham necessidade de localizar recursos, pontos importantes e caminhos especiais com o auxílio de mapas. Durante a Idade Média Europeia, os mapas eram também uma representação da religiosidade e do poderio da Igreja Católica. A cartografia ganha destaque quando o comércio atinge o apogeu na Europa com o início da corrida para descobrir e conquistar novas terras, em busca de mais mercadorias.
Questão 003 (VUNESP – 2018) Texto Enunciado Sobre os mapas temáticos, é correto afirmar que: são aqueles voltados para a síntese de informações da superfície terrestre, informando, necessariamente, elementos do terreno, como pontos cotados. não necessitam, como os topográficos, seguir as convenções cartográficas, pois cabe ao mapeador consciente decidir quais elementos vai privilegiar na representação. podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, cada um apropriado às formas de manifestação dos fenômenos considerados em cada tema. devem ser entendidos como materiais auxiliares dos mapas topográficos, pois só contêm uma parcela específica das informações da realidade. objetivam representar, de modo mais próximo à realidade, objetos de pequenas dimensões, como bairros, aldeias ou pequenas extensões de vegetação.
a) são aqueles voltados para a síntese de informações da superfície terrestre, informando, necessariamente, elementos do terreno, como pontos cotados. b) não necessitam, como os topográficos, seguir as convenções cartográficas, pois cabe ao mapeador consciente decidir quais elementos vai privilegiar na representação. c) podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, cada um apropriado às formas de manifestação dos fenômenos considerados em cada tema. d) devem ser entendidos como materiais auxiliares dos mapas topográficos, pois só contêm uma parcela específica das informações da realidade. e) objetivam representar, de modo mais próximo à realidade, objetos de pequenas dimensões, como bairros, aldeias ou pequenas extensões de vegetação.