Ed
ano passado
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao ensino de Ciências e a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem: a) O foco do ensino de ciências deve ser o conhecimento científico, pois é a única forma de conhecimento exata. - Essa afirmação é limitada, pois o conhecimento científico é importante, mas não é a única forma de conhecimento. b) No ensino de Ciências deve-se compreender a natureza de forma holística e dinâmica. Além disso, o ser humano deve ser considerado agente passivo no mundo em que vive, sem estabelecer relação direta com outros seres vivos e componentes físicos do ambiente. - A parte sobre o ser humano ser agente passivo é incorreta, pois o ensino de Ciências deve considerar o aluno como um agente ativo. c) Um dos objetivos do ensino de ciências desenvolver situações de aprendizagem nas quais os conceitos científicos estejam sempre relacionados à sustentabilidade. - Essa alternativa é válida, pois relacionar conceitos científicos à sustentabilidade é um objetivo importante no ensino de Ciências. d) A atuação do professor no processo de aprendizagem do aluno é importante, pois ele é responsável por transmitir os conhecimentos acumulados a respeito das ciências da natureza e suas tecnologias. - Embora a atuação do professor seja importante, essa afirmação é muito centrada no professor e não enfatiza a participação ativa do aluno. e) Os alunos devem colocar em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, sendo capazes de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais. - Esta alternativa destaca a participação ativa dos alunos e a aplicação prática do conhecimento, o que é fundamental no ensino de Ciências. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a proposta de um ensino de Ciências que valoriza a participação ativa do estudante é: e) Os alunos devem colocar em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, sendo capazes de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais.
Cadastre-se ou realize login
Ed
há 3 anos
A alternativa correta é a letra e) Os alunos devem colocar em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, sendo capazes de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais. Isso valoriza a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem e permite que eles apliquem o conhecimento adquirido de forma prática.
Mais perguntas desse material