Buscar

Questão 004 (IDCAP – 2019 – adaptada) O ensino de Ciências deve valorizar a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, inclusive,...

Questão 004 (IDCAP – 2019 – adaptada) O ensino de Ciências deve valorizar a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, inclusive, levando-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos no contexto escolar. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao processo de aprendizagem. O foco do ensino de ciências deve ser o conhecimento científico, pois é a única forma de conhecimento exata. No ensino de Ciências deve-se compreender a natureza de forma holística e dinâmica. Além disso, o ser humano deve ser considerado agente passivo no mundo em que vive, sem estabelecer relação direta com outros seres vivos e componentes físicos do ambiente. Um dos objetivos do ensino de ciências desenvolver situações de aprendizagem nas quais os conceitos cientifico estejam sempre relacionados à sustentabilidade. A atuação do professor no processo de aprendizagem do aluno é importante, pois ele é responsável por transmitir os conhecimentos acumulados a respeito das ciências da natureza e suas tecnologias. Os alunos devem colocar em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, sendo capazes de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais.


a) O foco do ensino de ciências deve ser o conhecimento científico, pois é a única forma de conhecimento exata.
b) No ensino de Ciências deve-se compreender a natureza de forma holística e dinâmica. Além disso, o ser humano deve ser considerado agente passivo no mundo em que vive, sem estabelecer relação direta com outros seres vivos e componentes físicos do ambiente.
c) Um dos objetivos do ensino de ciências desenvolver situações de aprendizagem nas quais os conceitos cientifico estejam sempre relacionados à sustentabilidade.
d) A atuação do professor no processo de aprendizagem do aluno é importante, pois ele é responsável por transmitir os conhecimentos acumulados a respeito das ciências da natureza e suas tecnologias.
e) Os alunos devem colocar em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, sendo capazes de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais.

Essa pergunta também está no material:

Exercício Caminho - Etapa 8
3 pág.

Educação e Ciências da Natureza Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) Os alunos devem colocar em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, sendo capazes de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais. Isso valoriza a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem e permite que eles apliquem o conhecimento adquirido de forma prática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais