Buscar

Neste tópico, aprendemos diversos conteúdos relacionados à comunicação. Compreendemos que uma mensagem para ser transmitida evidentemente depende d...

Neste tópico, aprendemos diversos conteúdos relacionados à comunicação. Compreendemos que uma mensagem para ser transmitida evidentemente depende de um emissor e um receptor; que signos são representações e que podem ser lidos de diferentes modos; que a linguagem possui funções e que ela pode ser realizada de diversos modos. De acordo com o que aprendemos até aqui, classifique V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

1 ( ) O desenho de um pássaro que representa um objeto (signo), pode ser considerado um ícone de um pássaro pela semelhança.
2 ( ) Pegadas de pés na areia da praia indicam que alguém passou por aquele local e isso é considerado um índice.
3 ( ) Os símbolos representam o que já é comum para a sociedade, uma convenção cultural coletiva como hábitos, regras, crenças. Uma pomba branca simboliza a paz e o crucifixo é símbolo do cristianismo e de fé em cristo, por exemplo.
4 ( ) A função emotiva tem como foco a mensagem, cuidando para que a mensagem seja transmitida de uma forma como ela pretende ser entendida. Ela se preocupa com a sonoridade e com o jogo de palavras e são comuns em texto literário, música, cinema, teatro.
5 ( ) A função conativa tem a ênfase no receptor e utiliza esse recurso de linguagem com a intenção de convencê-lo, empregando verbos no imperativo como um dos recursos para tentar influenciar a opinião do leitor.
6 ( ) Todas as alternativas acima estão corretas.
a) ( X ) V, V, V, F, V, F.
b) ( ) V, V, F, F, F, F.
c) ( ) F, F, F, V, V, F.
d) ( ) V, F, V, F, F, V.
e) ( ) F, V, F, V, V, F.

Essa pergunta também está no material:

LINGUAGEM VISUAL E SEMIÓTICA
21 pág.

Linguagem Visual Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa a) (X) V, V, V, F, V, F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais