Buscar

Um soldado praticou agressão, mediante a utilização de arma da corporação militar, fora do seu horário de serviço, causando dano a terceiro inocent...

Um soldado praticou agressão, mediante a utilização de arma da corporação militar, fora do seu horário de serviço, causando dano a terceiro inocente. Em face dessa situação hipotética e da responsabilidade no campo administrativo, julgue os itens que se seguem.

Ø Na hipótese considerada, deve incidir a responsabilidade objetiva do Estado, ressarcindo os prejuízos da vítima.
Ù Na hipótese em apreço, o Estado poderá propor ação regressiva contra o soldado.
Ú A via de coação aberta ao poder púbico nem sempre está submetida ao princípio da proporcionalidade.
Û No caso de concorrência de culpa da vítima, elide-se a responsabilidade estatal.
Ü Na hipótese de evento lesivo fruto de ação conjunta do Estado e do lesado, haverá atenuação do quantum indenizatório, a ser decidido na proporção em que cada qual haja participado para a produção do evento.

Essa pergunta também está no material:

area_08
6 pág.

Administração Anhanguera OsascoAnhanguera Osasco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando os itens apresentados: Ø Na hipótese considerada, deve incidir a responsabilidade objetiva do Estado, ressarcindo os prejuízos da vítima. - Correto. Na situação descrita, em que um soldado utiliza uma arma da corporação militar para cometer uma agressão fora do horário de serviço, o Estado pode ser responsabilizado objetivamente pelos danos causados à vítima. Ù Na hipótese em apreço, o Estado poderá propor ação regressiva contra o soldado. - Correto. O Estado tem o direito de propor uma ação regressiva contra o soldado, buscando reaver os valores pagos como indenização à vítima. Ú A via de coação aberta ao poder público nem sempre está submetida ao princípio da proporcionalidade. - Incorreto. A via de coação aberta ao poder público deve sempre estar submetida ao princípio da proporcionalidade, que é um princípio fundamental do Direito Administrativo. Û No caso de concorrência de culpa da vítima, elide-se a responsabilidade estatal. - Incorreto. Mesmo que haja concorrência de culpa da vítima, a responsabilidade estatal não é elidida. O Estado ainda pode ser responsabilizado pelos danos causados, porém, o valor da indenização pode ser reduzido proporcionalmente à culpa da vítima. Ü Na hipótese de evento lesivo fruto de ação conjunta do Estado e do lesado, haverá atenuação do quantum indenizatório, a ser decidido na proporção em que cada qual haja participado para a produção do evento. - Correto. Caso o evento lesivo seja resultado de uma ação conjunta do Estado e da vítima, o valor da indenização pode ser atenuado, levando em consideração a proporção de participação de cada um na ocorrência do evento. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina