Buscar

06 - (UERJ/1996/2ª Fase) Com certeza ido tolo MARRECO que descobriu o ECO. Foi o MACACO. que, ao passar pela caverna, chamou o amigo: Ô MARRECO! e,...

06 - (UERJ/1996/2ª Fase)
Com certeza ido tolo MARRECO que descobriu o ECO.
Foi o MACACO. que, ao passar pela caverna, chamou o amigo:
Ô MARRECO! e, para surpresa geral, a caverna respondeu:
ECO ... ECO
O MA CACO gostou e ficava horas conversando com a caverna: — O homem diz que ama a NATUREZA, como antigamente... MENTE... MEMTE... responde a caverna.
Até que num dia de sol (depois de uma noite sem estrelas) apareceu um homem de fundos olhos cor de cinza e queimou a mata, matou o MACACO, comeu o MARRECO, quebrou a caverna.. (e calou o ECO, lógico!)
A poesia de José de Nicola ilustra bastante bem o caráter destruidor que a ação humana assume em alguns momentos frente ao ambiente. Um exemplo típico de desastres ecológicos provocados pelo homem decorre da utilização de inseticidas clorados, como o DDT.
A partir dessas informações, explique:
a) de que maneira a existência das cadeias alimentares determina a presença, de poluentes, como o DDT, em animais que não entram em contato direto com essas substâncias.
b) por que existe maior concentração de DDT, por quilo de organismo, nos indivíduos de níveis tróficos superiores, como o gavião, do que nos representantes de níveis tróficos inferiores, como os insetos.


Essa pergunta também está no material:

Ecologia 2013 Magnificacao trofica
47 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A existência das cadeias alimentares determina a presença de poluentes, como o DDT, em animais que não entram em contato direto com essas substâncias devido ao processo de bioacumulação. O DDT é um pesticida que se acumula ao longo da cadeia alimentar. Quando um organismo de nível trófico inferior, como um inseto, consome alimentos contaminados com DDT, uma pequena quantidade do pesticida é absorvida pelo seu organismo. Quando um organismo de nível trófico superior, como um pássaro predador, se alimenta desses insetos contaminados, ele consome uma quantidade maior de DDT, pois está ingerindo não apenas o pesticida presente no inseto, mas também o acumulado em todos os insetos que ele consumiu anteriormente. Esse processo de acumulação de substâncias tóxicas ao longo da cadeia alimentar é chamado de bioacumulação. b) Existe uma maior concentração de DDT, por quilo de organismo, nos indivíduos de níveis tróficos superiores, como o gavião, do que nos representantes de níveis tróficos inferiores, como os insetos, devido ao processo de biomagnificação. A biomagnificação ocorre quando um poluente, como o DDT, se acumula em níveis cada vez maiores ao longo da cadeia alimentar. Os insetos, que estão em um nível trófico inferior, podem ingerir pequenas quantidades de DDT, mas como são consumidos por pássaros predadores, como o gavião, o DDT acumula-se em seus corpos. Como o gavião consome uma grande quantidade de insetos contaminados, ele acaba acumulando uma quantidade maior de DDT em seu organismo. Portanto, os indivíduos de níveis tróficos superiores apresentam uma maior concentração de DDT, pois estão ingerindo organismos contaminados ao longo da cadeia alimentar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais