Buscar

NTEP Há algum tempo, um trabalhador que tivesse sofrido um acidente de trabalho ou adquirido uma doença ocupacional receberia benefícios específico...

NTEP
Há algum tempo, um trabalhador que tivesse sofrido um acidente de trabalho ou adquirido uma doença ocupacional receberia benefícios específicos ou até mesmo estabilidade no emprego. Porém, para tanto, a CAT deveria ser emitida pela empresa, pois, caso contrário, o próprio trabalhador deveria comprovar que a lesão ou a doença adquirida teria relação com o trabalho por ele executado (nexo causal). s ocupacionais, passaram a ser levados em conta levantamentos epidemiológicos estatísticos.
O NTEP é mais abrangente, pois considera primeiramente o NTP (diagnóstico individual) e o cruza com as ocorrências estatísticas dentro da classificação nacional de atividades econômicas (CNAE). Resumidamente, o NTEP identifica quais são as doenças e os acidentes que têm relação com o exercício de determinada atividade laboral de acordo com o INSS.
Se estatisticamente existe relação entre a doença e o setor econômico, automaticamente o trabalhador tem direito ao benefício acidentário, diferentemente do que era praticado anos atrás, quando era pago apenas o benefício previdenciário normal.
Nesses casos, a empresa precisa provar que não é responsável por causar dano ao trabalhador. Daí a importância de elaborar dados estatísticos e documentar programas de prevenção para uma possível justificativa da empresa de que não tem responsabilidade por aquela lesão.
FAP
O FAP (fator acidentário de prevenção) funciona com um multiplicador que visa a cobrar das empresas que apresentam maiores índices de doenças ocupacionais aposentadorias especiais e acidentes de trabalho. Essa cobrança serve como uma forma de custear os gastos públicos gerados com essas ocorrências, ou seja, quem não tem controle sobre a segurança paga alíquotas maiores.
O FAP varia de 0,5 a 2,0 de acordo com o número de doenças ocupacionais e acidentes ocorridos e deve ser multiplicado sobre percentuais de 1%, 2% e 3% conforme o grau de risco de cada uma das empresas. Essa situação está diretamente ligada ao seguro de acide


Essa pergunta também está no material:

Conceitos e tipos de acidente de trabalho (CAT, NTEP e FAP) - TST SENAC
11 pág.

Segurança do Trabalho Colégio EquipeColégio Equipe

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um texto sobre NTEP e FAP. Como posso ajudar com essas informações? Você tem alguma pergunta específica sobre esses assuntos?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina