Buscar

A aplicação da Lei Penal no caso concreto só pode ser a que está vigente, porém, em alguns casos, não é assim que funciona, visto o conceito de ext...

A aplicação da Lei Penal no caso concreto só pode ser a que está vigente, porém, em alguns casos, não é assim que funciona, visto o conceito de extratividade que se aplica na lide. Nesse caso, assinale a alternativa que corresponde à retroatividade:


Quando o fato ocorre durante a vigência da Lei X, porém essa lei é revogada, começando a vigorar a Lei Y.
O fato criminoso ocorre antes da Lei Y (mais benéfica entrar em vigor). Logo, será aplicada uma lei que entrou em vigor após o fato.
A lei a ser utilizada será sempre a mais severa para o réu.
Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Essa pergunta também está no material:

Legislação Penal Geral
3 pág.

Direito Penal - Parte Geral Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A retroatividade ocorre quando o fato criminoso ocorre antes da entrada em vigor de uma lei mais benéfica para o réu. Nesse caso, a lei mais benéfica será aplicada, mesmo que tenha entrado em vigor após o fato ter ocorrido. Portanto, a alternativa correta é: "O fato criminoso ocorre antes da Lei Y (mais benéfica entrar em vigor). Logo, será aplicada uma lei que entrou em vigor após o fato."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais