Buscar

As mitocôndrias são organelas que produzem quase todo o ____________ que as células usam para realizar suas atividades metabólicas, mover-se, sinte...

As mitocôndrias são organelas que produzem quase todo o ____________ que as células usam para realizar suas atividades metabólicas, mover-se, sintetizar novas moléculas.

As mitocôndrias se apresentam em várias formas de acordo com o tipo de célula. Podem ser _______________________, __________________________, ______________________.

O número de mitocôndrias varia conforme a atividade celular: células de órgãos que requerem muita energia, como o ________________ e _____________, possuem muitas mitocôn drias, mais que, por exemplo, as células ___________________________.

Esse número também pode variar em uma mesma célula já que as mitocôndrias são capazes de se ________________________ e essa ocorre independente da divisão celular.

As mitocôndrias possuem seu próprio DNA e RNA, assim como outras características que levam a crer que elas são resultado de uma relação _____________________________ entre uma célula _____________________ e um procarionte capaz de utilizar oxigênio e produzir ATP.

A membrana mitocondrial externa tem semelhanças com a membrana _____________________, enquanto a membrana mitocondrial interna é dotada de cristas e possui ____________________, um tipo de lipídeo que não é encontrado nas membranas dos eucariontes.

A matriz mitocondrial é um ________________e nela encontramos as enzimas do ciclo de Krebs.
A maioria das proteínas mitocondriais é exportada do citoplasma para a mitocôndria, precisando atravessar os ____________________ presentes nas membranas interna e externa.

O reconhecimento de corpos e até a identificação de ____________________ pode ser feita pela análise do DNA mitocondrial.
Os substratos _________________ ou __________________ chegam à matriz mitocondrial, onde são metabolizados, formando ______________________ que entra no ciclo _______________________.

Todos os NADH.H+ formados desde o início da quebra dos substratos alimentam a _____________________________, que com a energia liberada bombeia prótons para _______________________________.

Os prótons só podem voltar passando através da ___________________, que forma ATP a partir de _____________ e Pi.

A entrada de ADP e a saída de ATP são controladas pela mesma proteína transmembrana.


Essa pergunta também está no material:

exercicios ap1
7 pág.

Biologia Celular e Molecular Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As mitocôndrias são organelas que produzem quase todo o ATP que as células usam para realizar suas atividades metabólicas, mover-se, sintetizar novas moléculas. As mitocôndrias se apresentam em várias formas de acordo com o tipo de célula. Podem ser alongadas, arredondadas ou em forma de bastonetes. O número de mitocôndrias varia conforme a atividade celular: células de órgãos que requerem muita energia, como o coração e músculos, possuem muitas mitocôndrias, mais que, por exemplo, as células adiposas. Esse número também pode variar em uma mesma célula já que as mitocôndrias são capazes de se dividir e essa ocorre independente da divisão celular. As mitocôndrias possuem seu próprio DNA e RNA, assim como outras características que levam a crer que elas são resultado de uma relação simbiótica entre uma célula ancestral e um procarionte capaz de utilizar oxigênio e produzir ATP. A membrana mitocondrial externa tem semelhanças com a membrana plasmática, enquanto a membrana mitocondrial interna é dotada de cristas e possui cardiolipina, um tipo de lipídeo que não é encontrado nas membranas dos eucariontes. A matriz mitocondrial é um espaço gelatinoso e nela encontramos as enzimas do ciclo de Krebs. A maioria das proteínas mitocondriais é exportada do citoplasma para a mitocôndria, precisando atravessar os poros presentes nas membranas interna e externa. O reconhecimento de corpos e até a identificação de indivíduos pode ser feita pela análise do DNA mitocondrial. Os substratos glicose ou ácidos graxos chegam à matriz mitocondrial, onde são metabolizados, formando acetil-CoA que entra no ciclo de Krebs. Todos os NADH.H+ formados desde o início da quebra dos substratos alimentam a cadeia respiratória, que com a energia liberada bombeia prótons para o espaço intermembranar. Os prótons só podem voltar passando através da ATP sintase, que forma ATP a partir de ADP e Pi. A entrada de ADP e a saída de ATP são controladas pela mesma proteína transmembrana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais