Buscar

As mitocôndrias são organelas que exibem formas alongadas, porém formas esféricas também são observadas. Seu tamanho pode variar entre 0,2 a 1,0 μm...

As mitocôndrias são organelas que exibem formas alongadas, porém formas esféricas também são observadas. Seu tamanho pode variar entre 0,2 a 1,0 μm de diâmetro e de 2 a 8 μm de comprimento. A quantidade de mitocôndrias também varia para células de diferentes origens, estando diretamente relacionada a demanda energética da célula. Sua distribuição no interior da maioria das células ocorre acidentalmente, mas há casos em que se concentram em regiões que a demanda energética é maior.

 

KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019.


Diante do exposto e a respeito das mitocôndrias, avale as afirmações a seguir:


I. São organelas com quatro membranas: duas internas e duas externas (que formam espinhos no citoplasma).

II. Estão presentes apenas em células musculares, e são sociadas aos filamentos contráteis que requerem ATP para realizarem a contração muscular.

III. Em sua membrana interna estão presentes enzimas que sintetizam ATP, proteínas que promovem o fluxo de elétrons para promover a síntese de ATP, enzimas envolvidas na degradação de composto orgânicos, entre outras proteínas.

IV. Podem aproveitar a energia presente em ligações químicas covalentes, entre átomos de carbono (-C---C-), e transformá-la em energia elétrica, para novamente armazená-la em ligações químicas também covalentes.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, vamos avaliar cada uma das afirmações: I. São organelas com quatro membranas: duas internas e duas externas (que formam espinhos no citoplasma). Essa afirmação está incorreta. As mitocôndrias possuem duas membranas: uma membrana externa e uma membrana interna. II. Estão presentes apenas em células musculares, e são associadas aos filamentos contráteis que requerem ATP para realizarem a contração muscular. Essa afirmação está incorreta. As mitocôndrias estão presentes em várias células do nosso corpo, não apenas nas células musculares. Elas são responsáveis pela produção de energia em forma de ATP, que é utilizado em diversos processos celulares. III. Em sua membrana interna estão presentes enzimas que sintetizam ATP, proteínas que promovem o fluxo de elétrons para promover a síntese de ATP, enzimas envolvidas na degradação de compostos orgânicos, entre outras proteínas. Essa afirmação está correta. A membrana interna das mitocôndrias contém enzimas responsáveis pela síntese de ATP, proteínas envolvidas no transporte de elétrons para a produção de ATP e enzimas relacionadas à degradação de compostos orgânicos. IV. Podem aproveitar a energia presente em ligações químicas covalentes, entre átomos de carbono (-C---C-), e transformá-la em energia elétrica, para novamente armazená-la em ligações químicas também covalentes. Essa afirmação está incorreta. As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia em forma de ATP, não em forma de energia elétrica. Elas realizam a respiração celular, que envolve a quebra de ligações químicas de compostos orgânicos para a produção de ATP. Portanto, a única afirmação correta é a III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais