Logo Passei Direto
Buscar

Física

Colégio Objetivo
Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro. O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a


a. difração.
b. ressonância.
c. refração.
d. difusão.
e. reflexão.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a letra c) refração. O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana ocorre devido à refração da luz em diferentes camadas de ar com diferentes densidades, causando uma distorção na imagem observada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a 'ola' mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva. Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. Nessa ‘ola’ mexicana, a frequência da onda, em hertz, é aproximadamente igual a:


a. 3
b. 4
c. 5
d. 2
e. 1

A figura abaixo representa uma onda periódica propagando-se na água (a onda está representada de perfil). A velocidade de propagação desta onda é de 40 m/s, e cada quadradinho possui 1 m de lado. O período da onda é de:


a. 0,5 s
b. 1 s
c. 2 s
d. 5 s
e. 0,2 s

Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de:


a. serem de mesma amplitude;
b. terem fases opostas;
c. serem ambas audíveis;
d. terem frequências próximas.
e. terem intensidades inversas;

O tipo de espelho esférico que deve ser usado para esse fim e, onde devem ser posicionados os alimentos são, respectivamente:


a. Convexo, vértice.
b. Convexo, foco.
c. Côncavo, centro de curvatura.
d. Convexo, entre o foco e o vértice.
e. Côncavo, foco.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:


a. interferência.
b. difração;
c. reflexão;
d. polarização;
e. refração;

A distância entre a pessoa e a superfície que refletiu o eco é de:


a. 165 m
b. 35 m
c. 170 m
d. 45 m
e. 85 m

O bronzeamente não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de:


a. curto comprimento de onda.
b. baixa intensidade.
c. um espectro contínuo.
d. amplitude inadequada.
e. baixa frequência.

O fenômeno físico que é evidenciado quando ocorre a sobreposição da luz, formando regiões de claro e escuro é:


a. Ressonância.
b. Interferência;
c. Difração;
d. Refração;
e. Polarização;

Mais conteúdos dessa disciplina