Buscar

Em uma gincana realizada por uma das Etecs, os participantes deveriam correr 1 500 m, uma atividade vigorosa, prolongada e que requer o consumo de ...

Em uma gincana realizada por uma das Etecs, os participantes deveriam correr 1 500 m, uma atividade vigorosa, prolongada e que requer o consumo de grande quantidade de energia. Durante esse trajeto, um grupo de alunos sem treinamento adequado, depois de haver percorrido cerca de 500 m, parou de correr por apresentar desconforto e dor muscular intensa.
Sabendo-se que as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, são feitas as afirmacoes a seguir:
I. A falta de treinamento provocou uma deficiência no suprimento de oxigênio para os músculos que passaram a realizar a fermentação acética, produzindo dióxido de carbono e ácido acético, substâncias responsáveis pela dor muscular.
II. O acúmulo de ácido carbônico, produzido pela intensa atividade aeróbica das fibras musculares, provocou uma hiperacidez no sangue que causou dor e desconforto após o exercício.
III. Ao final da degradação da molécula de glicose, o metabolismo anaeróbico produz o ácido láctico, liberando pequena quantidade de energia que é insuficiente para a continuidade da corrida.
É válido o que se afirma em


(A) II, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

ETEC - PROVA
22 pág.

Informações Vestibulinho Etec Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa (D) I e III, apenas. A afirmativa I está correta, pois a falta de treinamento adequado pode levar à deficiência no suprimento de oxigênio para os músculos, fazendo com que eles realizem a fermentação lática, produzindo ácido lático e dióxido de carbono, o que pode causar dor muscular. A afirmativa II está incorreta, pois o acúmulo de ácido carbônico não é responsável pela dor muscular após o exercício. O ácido carbônico é produzido durante a respiração celular aeróbica, não durante a atividade muscular. A afirmativa III está correta, pois ao final da degradação da molécula de glicose pelo metabolismo anaeróbico, é produzido ácido lático, liberando uma pequena quantidade de energia que é insuficiente para a continuidade da corrida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais