Buscar

Com relação ao filo Cnidária: a) Descreva de forma sucinta a morfologia externa geral de uma forma medusóide e de uma forma polipóide. b) Explique ...

Com relação ao filo Cnidária: a) Descreva de forma sucinta a morfologia externa geral de uma forma medusóide e de uma forma polipóide. b) Explique o que são cnidócitos e sua importância.

As medusas estão adaptadas à vida planctônica, seu corpo se assemelha a um guarda-chuva ou a um sino (forma medusóide). A boca se encontra no centro da superfície.
Os pólipos são sésseis, com corpo cilíndrico e tentáculos ao redor da boca (forma polipóide).
Cnidócitos são células especializadas presentes nos cnidários, responsáveis pela defesa e captura de presas. Eles possuem cnidocistos, estruturas que contêm um filamento urticante que é liberado quando estimulado, permitindo a captura de presas e a defesa do organismo.

Essa pergunta também está no material:

osso curso abrange o estudo dos animais invertebrados
6 pág.

Protostomados Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com relação ao filo Cnidária: a) A forma medusóide é caracterizada por um corpo em formato de guarda-chuva ou sino, com a boca localizada no centro da superfície. Já a forma polipóide é sésseil, com um corpo cilíndrico e tentáculos ao redor da boca. b) Os cnidócitos são células especializadas presentes nos cnidários e possuem cnidocistos, estruturas que contêm um filamento urticante. Esses filamentos são liberados quando estimulados, permitindo a captura de presas e a defesa do organismo. Os cnidócitos são de extrema importância para a sobrevivência dos cnidários, pois são responsáveis pela captura de alimento e pela proteção contra predadores. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais