Buscar

As alterações nos impulsos elétricos podem estar relacionadas a diversas condições neurológicas. Algumas das principais alterações são: 1. Hiperexc...

As alterações nos impulsos elétricos podem estar relacionadas a diversas condições neurológicas. Algumas das principais alterações são:
1. Hiperexcitabilidade neuronal: ocorre quando a célula nervosa se torna mais sensível a estímulos e pode gerar impulsos elétricos mais facilmente. Isso pode estar associado a condições como convulsões, enxaquecas e transtornos do espectro autista.
2. Hipoexcitabilidade neuronal: ocorre quando a célula nervosa se torna menos sensível a estímulos e pode gerar impulsos elétricos com menor frequência ou intensidade. Isso pode estar associado a condições como doença de Alzheimer, doença de Parkinson e transtornos depressivos.
3. Desmielinização: a mielina é uma substância que envolve os axônios dos neurônios e ajuda a acelerar a condução dos impulsos elétricos. Quando ocorre a perda de mielina, como na esclerose múltipla, a condução dos impulsos elétricos é prejudicada, causando sintomas como fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio e problemas de visão.
4. Disfunção dos canais iônicos: canais iônicos são responsáveis por regular a entrada e saída de íons nas células nervosas. Alterações nesses canais podem causar desregulações na condução dos impulsos elétricos e estar associados a diversas doenças neurológicas, incluindo a miastenia gravis e a ataxia episódica tipo 2.

Essa pergunta também está no material:

Tutoria - P2 - Alteração Sinaptica
4 pág.

Funções Biológicas Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As alterações nos impulsos elétricos podem estar relacionadas a diversas condições neurológicas. Algumas das principais alterações são: 1. Hiperexcitabilidade neuronal: ocorre quando a célula nervosa se torna mais sensível a estímulos e pode gerar impulsos elétricos mais facilmente. Isso pode estar associado a condições como convulsões, enxaquecas e transtornos do espectro autista. 2. Hipoexcitabilidade neuronal: ocorre quando a célula nervosa se torna menos sensível a estímulos e pode gerar impulsos elétricos com menor frequência ou intensidade. Isso pode estar associado a condições como doença de Alzheimer, doença de Parkinson e transtornos depressivos. 3. Desmielinização: a mielina é uma substância que envolve os axônios dos neurônios e ajuda a acelerar a condução dos impulsos elétricos. Quando ocorre a perda de mielina, como na esclerose múltipla, a condução dos impulsos elétricos é prejudicada, causando sintomas como fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio e problemas de visão. 4. Disfunção dos canais iônicos: canais iônicos são responsáveis por regular a entrada e saída de íons nas células nervosas. Alterações nesses canais podem causar desregulações na condução dos impulsos elétricos e estar associados a diversas doenças neurológicas, incluindo a miastenia gravis e a ataxia episódica tipo 2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais