Toda linguagem de programação possui uma sintaxe, que é o conjunto de regras que definem as sequências corretas dos elementos de uma linguagem de programação. Na pseudolinguagem portugol não é diferente, já que apresenta várias regras de escrita para o seu desenvolvimento. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:
I- Ao criar um identificador, pode-se fazer uso do underline e caracteres especiais, como @ e #. II- Com o objetivo de identificar que uma instrução foi finalizada, deve-se utilizar o ponto final. III- Ao utilizar variáveis, estas deverão ser declaradas no início do algoritmo, definindo-se o tipo de dados que cada uma suportará. IV- A atribuição de valores às variáveis é realizada através de um operador de atribuição, que no caso da pseudolinguagem portugol é representado pelo sinal := V- O valor numérico '10', por estar delimitado por apóstrofos, não poderá ser atribuído a uma variável do tipo Inteiro. Assinale a alternativa CORRETA: A As sentenças I, IV e V estão corretas. B As sentenças III e V estão corretas. C As sentenças II e III estão corretas. D As sentenças I, III e V estão corretas.
Com relação aos comandos existentes para a formalização de algoritmos computacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
VOLTAR A+ Alterar modo de visualização 1 2 ( ) O comando mod retorna a parte inteira de uma divisão. ( ) É uma boa prática inicializar a variável que servirá como acumulador com 0. ( ) O comando escreva permite que se envie um conjunto de parâmetros. ( ) Uma das vantagens da utilização de uma pseudolinguagem na expressão de algoritmos é que esta pseudolinguagem pode ser traduzida para praticamente qualquer linguagem de programação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A V - V - F - F. B V - F - V - F. C F - V - V - V. D V - V - V - F.