Buscar

18. O que são as causas suspensivas, quais são elas e qual a consequência, caso um casamento seja realizado em desobediência a uma delas? As caus...

18. O que são as causas suspensivas, quais são elas e qual a consequência, caso um casamento seja realizado em desobediência a uma delas?


As causas suspensivas, são situações de menor gravidade relacionada a questões patrimoniais, essas não gerem nulidade absoluta ou relativa, apenas impõem sanções patrimoniais aos cônjuges. Essas se encontram dispostas no artigo 1523 do CC: “ I - o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; a viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal; o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas.” A consequência caso haja desobediência nessas condições suspensivas é que o casamento será irregular perante a lei.

Essa pergunta também está no material:

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO CIVIL VI(FAMÍLIA)
13 pág.

Direito Civil VI Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As causas suspensivas são situações previstas em lei que, quando presentes, impedem a realização de um casamento. No caso do casamento ser realizado em desobediência a uma dessas causas, ele será considerado irregular perante a lei. As causas suspensivas estão dispostas no artigo 1.523 do Código Civil e são as seguintes: 1. O viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; 2. A viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal; 3. O divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; 4. O tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas. A consequência de desobedecer a essas condições suspensivas é que o casamento será considerado irregular perante a lei. Isso significa que ele não terá validade legal e poderá acarretar em sanções patrimoniais aos cônjuges.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais