Buscar

No entendimento de Immanuel Kant a moral tem seu fundamento no princípio formalista, desse modo o que realmente importa na moralidade de um ato é o...

No entendimento de Immanuel Kant a moral tem seu fundamento no princípio formalista, desse modo o que realmente importa na moralidade de um ato é o respeito à própria lei moral, sendo os interesses, ou desejos meramente consequências do próprio ato em si. A vontade é guiada pela razão e sendo assim age em função de uma ordem que pode ser chamada de imperativo categórico. Para ele a vontade humana é afetada pelas inclinações, que podem ser denominados como desejos, paixões e medos, questões essas não oriundas da razão. Desse modo é importante que o indivíduo venha tomar o cuidado de conduzir ou direcionar à vontade para alcançar a chamada boa vontade, que para o filosofo é aquela conduzida pela razão e não pelas inclinações. As leis morais é que conduzem o ser humano a praticar o bem, independentemente de suas vontades ou caprichos. Seu fundamento primário o agir eticamente, é um agir conforme nosso dever moral, motivado pelo respeito à lei moral, guiado pela boa vontade, dessa forma a teoria kantiana é chamada de ética do dever. Conforme o enunciado é correto afirmar.


a) O ser humano tem sua vontade guiada pela razão e sendo assim age em função uma ordem que pode ser chamada de imperativo categórico. A vontade humana é afetada pelas inclinações, que podem ser controladas sendo essas paixões e os medos, aspectos não oriundos da razão. O que fica claro é que as leis morais é que conduzem o ser humano a praticar o bem, independentemente de desejos.
b) Um aspecto importante salientado por Kant é que as obrigações morais que o homem deve seguir, são determinadas por Deus, e também são frutos de nossos sentimentos.
c) Para Kant da razão humana não tem limites, esses não nos impedem de entender alguns aspectos da vida e da natureza de entender algumas questões como a origem do próprio homem.
d) Immanuel Kant baseou suas ideias na filosofia monista, sendo que o monismo a doutrina da unidade. O monismo tem sua origem no pensamento pré-socrático.

Essa pergunta também está no material:

Ética e Relações Interpessoais APOL
4 pág.

Disciplinas Gerais Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o entendimento de Immanuel Kant, a resposta correta é: a) O ser humano tem sua vontade guiada pela razão e sendo assim age em função de uma ordem que pode ser chamada de imperativo categórico. A vontade humana é afetada pelas inclinações, que podem ser controladas sendo essas paixões e os medos, aspectos não oriundos da razão. O que fica claro é que as leis morais é que conduzem o ser humano a praticar o bem, independentemente de desejos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais