Logo Passei Direto
Buscar
CASO 3 – Recomende, com as justificativas do porquê da escolha, o protocolo hormonal adequado para as 3 fazendas abaixo:
Fazenda A – O produtor rural quer sincronizar um lote de vacas leiteiras que estão ciclando (descreva como um Veterinário pode determinar que os animais estão ciclando), onde será utilizada a IATF, e ele quer o menor custo possível.
Fazenda B – O produtor rural quer sincronizar um lote de vacas leiteiras que estão ciclando, ele quer o menor custo possível e irá fazer a observação de cio para inseminar.
Fazenda C – O produtor rural quer sincronizar um lote de vacas de corte que estão em anestro (descreva como um Veterinário pode determinar que os animais estão em anestro), elas irão passar pela IATF.


User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para a Fazenda A, onde o produtor rural quer sincronizar um lote de vacas leiteiras que estão ciclando e deseja o menor custo possível, uma opção adequada seria utilizar o protocolo hormonal de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) com o uso de um dispositivo intravaginal contendo progesterona. Esse protocolo é eficiente para sincronizar o ciclo estral das vacas e permite a inseminação em um momento específico, aumentando as chances de concepção. Para a Fazenda B, onde o produtor rural também quer sincronizar um lote de vacas leiteiras que estão ciclando, mas irá fazer a observação de cio para inseminar, uma opção adequada seria utilizar um protocolo de sincronização do estro, como o uso de prostaglandina F2α. Esse protocolo permite a detecção do cio através da observação de comportamentos característicos das vacas no período fértil, e a inseminação pode ser realizada nesse momento. Para a Fazenda C, onde o produtor rural quer sincronizar um lote de vacas de corte que estão em anestro, ou seja, não estão ciclando, uma opção adequada seria utilizar um protocolo hormonal de IATF com o uso de um dispositivo intravaginal contendo progesterona associado ao uso de gonadotrofina coriônica equina (eCG). Esse protocolo estimula o desenvolvimento folicular e a ovulação nas vacas em anestro, possibilitando a sincronização e a inseminação artificial em um momento específico. É importante ressaltar que a escolha do protocolo hormonal adequado deve ser feita por um médico veterinário, levando em consideração as características específicas de cada fazenda e rebanho, bem como as condições de manejo e custo-benefício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

CASO 1 – Você foi chamado para atender uma cabra leiteira que está com toxemia da gestação e piorando rapidamente. A cabra está prenhe de 2 cabritos e pela data que o produtor rural anotou da cobertura, faltaria apenas 1 semana para o trabalho de parto natural. Diante deste quadro, você determina como clínico que a melhor opção de tratamento para este animal seria a indução do parto imediatamente. Qual o fármaco que deve ser usado para a indução do parto? Explique ao produtor rural como o fármaco vai agir para provocar o trabalho de parto e sua importância para os cabritinhos.


CASO 4 – Um proprietário te procura para uma segunda opinião sobre sua égua. Ele relata que em Junho o animal sofreu um aborto após receber cabeçadas de uma vaca brava. Ele chamou um Médico Veterinário para atender égua, que tratou o animal e afirma que a égua está bem. Entretanto, é Agosto e a égua ainda não deu cio. O proprietário relata que as vacas dele já estão todas prenhes, que dão cio todo mês, mas com a égua nada acontece. Você examina a égua e também constata que o animal está saudável. O proprietário também diz que é um excelente animal e ele tem interesse em inseminar esta égua com um bom garanhão, e pede explicações sobre como realizar a inseminação, se é igual a de vacas, que ele tem um excelente inseminador na fazenda. Explique o que está acontecendo com a égua e como é a inseminação nessa espécie.


Quais os hormônios utilizados nas fêmeas doadoras?

Quais são as estruturas coletadas das doadoras e como são coletadas?

CASO 7 – Um Médico Veterinário está atendendo uma vaca leiteira que pariu a 30 dias, está apresentando o útero ainda não completamente involuído, com cornos uterinos assimétricos, um pouco de secreção uterina, descarga vaginal purulenta e presença de corpo lúteo no ovário direito. O diagnóstico foi de endometrite clínica e o tratamento preconizado foi lavagem uterina com solução salina, seguida de infusão uterina de antibiótico e aplicação intramuscular de prostaglandina F2α. O proprietário da vaca não entendeu a função da prostaglandina F2α no tratamento do animal, explique para ele.


Mais conteúdos dessa disciplina