Buscar

O Custo Unitário Básico (CUB) surgiu como uma necessidade no setor da construção civil para estabelecer um referencial de custos por metro quadrado...

O Custo Unitário Básico (CUB) surgiu como uma necessidade no setor da construção civil para estabelecer um referencial de custos por metro quadrado de construção. Sua origem remonta ao final da década de 1960, quando o setor enfrentava desafios relacionados à padronização e controle de custos das obras. Assinale a alternativa correta: qual é o objetivo principal do Custo Unitário Básico (CUB) na construção civil e como ele é calculado?

1. Classificar os custos por etapa da obra, utilizando a decomposição percentual e considerando os valores do CUB como base.
2. Correta: Estabelecer um valor de referência por metro quadrado de construção, calculado mensalmente pelos Sindicatos de Construção Civil regionais.
3. Determinar o custo real da obra, considerando todas as especificações do projeto, como materiais, mão de obra e equipamentos.
4. Calcular os custos extras da obra, incluindo os encargos sociais incidentes sobre a mão de obra e outros custos indiretos.
5. Fornecer tabelas e composições de preços para obras específicas no estado do Paraná, por meio da SEOP.

Essa pergunta também está no material:

Administração e Orçamentação de Obras 2
5 pág.

Administração e Planejamento de Obras Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 2: "Estabelecer um valor de referência por metro quadrado de construção, calculado mensalmente pelos Sindicatos de Construção Civil regionais." O Custo Unitário Básico (CUB) é utilizado como um parâmetro para estimar os custos de uma obra, levando em consideração fatores como materiais, mão de obra e equipamentos. Ele é calculado mensalmente pelos Sindicatos de Construção Civil regionais, com o objetivo de fornecer um valor de referência por metro quadrado de construção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais