Buscar

A escravidão foi a instituição básica da produção colonial, o que já não se tratava de uma novidade no Ocidente, uma vez que na Antiguidade já se e...

A escravidão foi a instituição básica da produção colonial, o que já não se tratava de uma novidade no Ocidente, uma vez que na Antiguidade já se estabelecia esse tipo de trabalho. Enquanto a escravidão antiga era vista como uma condição à existência dos cidadãos, a moderna era um pré-requisito ao acúmulo de capital, a qual nasceu inserida no contexto do sistema colonial do mercantilismo europeu, assumindo um caráter étnico e tendo como alvo os negros africanos, por volta do século XV.

Acompanhe na imagem a seguir o relato de uma reportagem sobre escravidão.

Com base nessa reportagem, busque um entendimento prático sobre os modos de produção, personagens históricos que vivenciaram o modelo escravista, a organização de trabalho no Brasil e a forma de remuneração por esse trabalho.

Resgate o sentimento de pertencimento sobre o que era produzido, ou seja, o valor central do trabalho, em ser impulsionador para a construção do “eu social”. Será que no processo escravista, os escravos se sentiam pertencentes à sociedade e compreendiam o valor do trabalho que realizavam? Faça um comparativo com o modelo de produção atual. Será que esse modelo acabou?



Respostas

18 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ana Paula S B Rodrigues

A escravidão foi praticada por diversos povos durante toda a história, de modos diferentes e específicos. Em algumas civilizações, como no Egito Antigo, por exemplo, o escravo não era a base da produção, sendo o camponês livre obrigado a prestar serviços ao Estado na forma de corveia (trabalho temporário sem remuneração). Aos escravos cabia o trabalho doméstico e militar.

É importante destacar que o sentimento de pertencimento em relação ao trabalho está diretamente ligado ao reconhecimento e valorização do indivíduo como parte integrante da sociedade. Os escravos eram privados de liberdade e de direitos civis básicos, o que impossibilitava a construção de um sentimento de pertencimento à sociedade, e eram forçados a trabalhar em condições desumanas e sem reconhecimento pelos seus esforços.

Por outro lado, no modelo de produção atual, a valorização do trabalhador é vista como questão importante. Empresas que valorizam seus funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho saudável, respeitando os direitos trabalhistas e valorizando o esforço e a dedicação do trabalhador, tendem a ter funcionários mais engajados e produtivos, o que pode contribuir para um sentimento de pertencimento à empresa e à sociedade como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina