O letramento é tido hoje como um fenômeno social complexo e heterogêneo. Tais características se justificam principalmente quando levamos em conta que, na investigação dos elos entre escrita, sociedade e indivíduo, são colocadas em pauta inúmeras e importantes questões, de diversas ordens, que, por sua vez, tornam-se objeto de análise sob diferentes pontos de vista. FONTE: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de BAGNO, Marcos. São Paulo: Parábola, 2014. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Street (1984) estabelece ou define dois modelos de letramentos, um chamou de modelo autônomo o outro de modelo ideológico. II- Conforme Street (2014), no modelo ideológico, o letramento é uma prática social e não simplesmente uma habilidade técnica e neutra. III- Conforme Street (2014), no modelo ideológico, os modos como os indivíduos abordam a escrita têm raízes em suas próprias concepções de aprendizagem, identidade e existência pessoal. IV- Para Street (2014), o ‘modelo autônomo de letramento’ funciona a partir do pressuposto de que o letramento ‘per se’ - autonomamente – terá efeitos em outras práticas sociais e cognitivas. FONTE: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de BAGNO, Marcos. São Paulo: Parábola, 2014. Assinale a alternativa CORRETA:
A - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. B - Somente a afirmativa I está correta. C - Somente a afirmativa III está correta. D - Somente a afirmativa II está correta.
É consenso entre educadores e professores em geral que o ensino de Matemática é uma necessidade e, mesmo diante de todo aparato tecnológico, os professores continuam sendo indispensáveis em todas as etapas de desenvolvimento formativo dos estudantes. Sobre a formação de professores de Matemática, assinale a alternativa CORRETA:
A O professor de matemática é bastante privilegiado se comparado a outras áreas, pois ele consegue passar para seus alunos na educação básica tudo o que aprendeu em sua graduação. B O trabalho do professor é tarefa árdua e complexa, por isso ela tem mais reconhecimento socialmente
Sobre o distanciamento da oralidade e escrita, assinale a alternativa CORRETA:
A. O distanciamento entre oralidade e escrita pode ocorre devido à especialização e ao funcionamento diferenciado de cada uma das formas que, segundo Kleiman (2012), pode ser equiparado a uma situação diglóssica, não no sentido de língua de contato, mas em situação de línguas em conflito. B. Mclaren (1991), ao analisar a importância dos pais e da família na vida escolar dos seus filhos, diz que a oralidade não participa da aprendizagem da leitura e que os pais podem optar por ler ou não às crianças. C. As pesquisas mostraram que os bons leitores, os que têm uma atitude ativa, que compartilham e discutem o que leram, que ‘navegam’ pelos textos com facilidade apresentam dificuldades na oralidade, pois tornaram-se especialistas da escrita. D. Oralidade e escrita são, portanto, duas modalidades que constituíram variedades discursivas de línguas diferentes e cada uma das línguas ganhou socialmente um status diferenciado e a variedade escrita ganhou mais prestígio.
Sobre os pensamentos de Soares (2017) acerca da alfabetização e letramento, assinale a alternativa CORRETA:
A. É letrado o sujeito que apenas sabe ler e escrever e que não se preocupa com o uso da linguagem. B. O letramento dá mais autonomia aos sujeitos para circularem e utilizarem a linguagem em diferentes contextos. C. Atualmente não somos desafiados diariamente a utilizar diferentes linguagens nem diferentes formas de comunicação. D. Pode-se considerar que segundo a autora não há diferença entre alfabetização e letramento.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A. A formação do docente atualmente deve ser voltada para que ele se sinta habilitado para utilizar os meios de comunicação e os meios digitais para facilitar a transmissão do conteúdo. B. A formação de professor não é diferente da formação de outros profissionais. Entende-se atualmente a formação docente e, principalmente, a constituição do ser docente apenas como um profissional que executa a mera transmissão de conhecimentos. C. Entende-se atualmente a formação docente e, principalmente, a constituição do ser docente como um processo complexo que envolve aspectos que vão além do domínio do conteúdo curricular e da transmissão de conhecimentos. D. A formação docente atualmente não precisa considerar os meios digitais, pois eles não são relevantes para a transmissão do conteúdo.